Informatica

Hospital Regional lidera parceria para o combate ao câncer entre as mulheres


Da Redação
Secretaria de Comunicação
A dona de casa Maria Regina, de Santarém, aproveitou o mutirão da saúde para se consultar no barco-hospital atracado no terminal turístico
O diretor geral do Hospital Regional de Santarém, Herberth Moresch, quer levar a iniciativa a Alter do Chão e a uma área de quilombo no município
O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) Dr. Waldemar Penna, em parceria com entidades públicas e privadas de Santarém, iniciou na manhã desta sexta-feira, 7, uma ação em comemoração ao Dia das Mães com atendimentos de saúde para a prevenção de câncer oral, de mama, colo uterino e de pele.
A união dos projetos "Hora de Cuidar das Mães", do serviço de oncologia do HRBA, e "Cuidando das Mães da Cidade da Gente", da Prefeitura de Santarém, garantirá a mulheres de todas as idades consultas médicas, exames laboratoriais, palestras educativas, ações culturais, lúdicas, religiosas e acesso à farmácia básica a bordo do navio hospital Abaré, no Terminal Fluvial Turístico de Santarém (TFT).
Diretor geral do Hospital, Herbert Moresch explica que a ideia é inédita. "Pela primeira vez unem-se as entidades do estado e município em prol da saúde da população. Será um ganho significativo para as mulheres! Quando se pensa em saúde pública é ideal que se trabalhe desta forma, indo até a comunidade", destacou.
Herbert ressalta que o HRBA é uma instituição que trabalha a alta complexidade, mas esse tipo de atividade ajuda na prevenção e evita a superlotação. "A partir do momento que a população tem acesso a esses serviços mais cedo, é possível detectar os problemas e solucioná-los com mais facilidade e agilidade, para que não se chegue a uma situação mais grave".
A dona de casa Maria Regina Duarte da Silva, 30, está grávida de seis meses e acompanhará o desenvolvimento do bebê graças ao projeto. Depois da consulta, ela será encaminhada ao Hospital Regional para saber o sexo do filho. "Essa iniciativa agiliza o nosso acesso ao médico. O atendimento aqui é ótimo", atestou.
O médico e coordenador do serviço de oncologia do HRBA, Marcos Fortes, garante que o projeto facilita o acesso das mulheres ao atendimento, ajuda a combater os casos de câncer no município e diagnosticar os existentes. "Esses dias serão especiais para toda a sociedade. Todas as entidades públicas de saúde e a iniciativa privada trabalham de maneira voluntária na prevenção do câncer. É um grande presente de Dia das Mães para a comunidade, em especial para as mães de Santarém", avalia.
A ação se estende até este sábado, 8, e conta com a parceria da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Projeto Saúde e Alegria (PSA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Liga Acadêmica de Oncologia do Pará (Laopa) e também apoio de laboratórios e clínicas privadas.
O projeto garante o acesso a atendimentos médicos, de enfermagem, exames especializados, como Mamografia, Ultrassonografia Mamária, Tomografia Computadorizada, Colonoscopia, Dermatoscopia, PCCU, exames laboratoriais, ações de humanização com os "Doutores da Alegria", "Abraço Grátis", atividades religiosas com as igrejas, palestras educativas com os acadêmicos do curso de medicina da Uepa, acupuntura e o "Dia Beleza" com corte de cabelo, maquiagem, manicure e pedicure gratuitos.
Comunidades - O diretor geral do HRBA explica que o sucesso das parcerias motivou a unidade a prrogramar para final do mês de maio e início de junho ações do projeto em Alter do Chão e em uma comunidade quilombola da região. "A ideia agora é ampliar, chegar a outras comunidades que necessitam desses atendimentos e continuar investindo na prevenção de doenças, com agilidade no atendimento, dando oportunidade a todos".
Com o suporte da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Regional, as patologias detectadas que necessitem de atendimento mais especializado receberão encaminhamento automaticamente, via central de regulação, para o Hospital Regional.
Secom/Santarém

Comentários