Informatica

Morre o ex-superintendente da Suframa Ruy Alberto Costa Lins


Fonte: Portal Amazônia


MANAUS – Morreu nesta madrugada (30) de causa ainda não divulgada o ex-presidente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), economista Ruy Alberto Costa Lins.
Ocupante da cadeira  de número 10 da Academia Amazonense de Letras (AAL), Ruy Lins está sendo velado na sede da instituição, na rua Ramos Ferreira, Centro de Manaus.

Ruy Lins foi nomeado superintendente em 15 de março de 1979, aumentando a participação da Suframa nos outros Estados da Amazônia Ocidental. 

Na sua gestão a Suframa construiu o Campus da Universidade do Acre, implantou os distritos industriais de Rio Branco/AC e Boa Vista/RR, construiu o mini-campus da Universidade Federal do Amazonas, criou a Fucapi (Fundação Centro de Análise de Produção Industrial) como laboratório de aplicação, estimulou a criação do Centro das Indústrias e da Associação dos Exportadores da ZFM.
Em sua gestão também foram criados, em 1982, os Prêmios Suframa de Jornalismo, História, Literatura e Artes Plásticas. Deixou o cargo em 21 de junho de 1983.

Ufam Ruy Lins era professor adjunto (aposentado), por concurso público, do Departamento de Economia e Análise e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Amazonas, onde foi diretor da antiga Faculdade de Ciências Econômicas, membro do seu Conselho Técnico Administrativo, Conselho Departamental e Congregação, e vice-diretor e diretor (em exercício) da Faculdade de Estudos Sociais, onde também foi chefe do Departamento de Economia e Análise e coordenador do Colegiados de Cursos. Foi membro do Conselho Universitário e do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas. 

Comentários

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário