Informatica

Sema concede Licença Prévia de três anos ao projeto Serra Pelada

Agência Pará
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) concedeu, no início do mês, a Licença Prévia (LP) de n° 718/2010 ao Projeto de Extração de Minérios Metálicos de Serra Pelada, área de extração mineral localizada no município de Curionópolis, sul do Pará. A Licença foi aprovada pelos membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) e é válida por três anos, até 04 de março de 2013. O projeto é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Mineral (CDI), que atua em Curionópolis.
A LP prevê atividades de pesquisa, extração e beneficiamento de minerais, realizadas em uma área total de 223,87 ha na Vila de Serra Pelada. Durante o período de vigência da Licença Prévia, a empresa deverá cumprir diversas exigências, entre as quais apresentar o programa de reflorestamento de áreas degradadas e programa de monitoramento da fauna e da flora remanescentes; incluir, entre seus fornecedores, indivíduos ou grupos da comunidade, tais como cooperativas de pequenos produtores ou de iniciativas solidárias, associações de bairro e organizações com projetos de geração de renda para grupos excluídos (populações indígenas, pessoas com deficiência etc.), e contribuir para a melhoria do abastecimento de água na Vila de Serra Pelada, a partir da elaboração de projetos de sistemas de abastecimento comunitário.
O Projeto Serra Pelada está inserido em área da bacia do Rio Sereno, com reserva total de minério de 4 milhões de toneladas, com estimativa de exploração em lavra subterrânea durante oito anos. A produção total esperada é de 33 toneladas de ouro, 6,8 toneladas de platina e 10,6 toneladas de paládio.

Comentários