Informatica

Omar anuncia para o final de janeiro início do funcionamento do novo 28 de Agosto

Terça-feira, 05 de Janeiro de 2010

O governador em exercício Omar Aziz visitou na manhã desta terça-feira (05) o novo Complexo Hospitalar 28 de Agosto que se encontra em fase final de construção. Na ocasião, Omar anunciou para o final do mês de janeiro o início do funcionamento da primeira parte da nova unidade, que consiste no Hospital e Pronto-Socorro de 376 leitos. Os outros 187 do Instituto da Mulher, que também integra o complexo, serão entregues no final do mês de março.

Com isso, o antigo 28 de Agosto sairá dos atuais 191 leitos para 563, quase o triplo da capacidade de atendimento atual. São mais de 15 mil metros quadrados de área construída e investimentos de R$ 76 milhões que vão transformar o antigo pronto-socorro da rua Recife em um dos maiores complexos hospitalares do Norte e Nordeste do Brasil. “Estamos mobiliando e equipando a primeira parte para que as atuais instalações e pacientes do hospital velho possam ser transferidos até o final de janeiro para o novo prédio. Com isso, as antigas instalações serão demolidas, para que possamos finalizar o estacionamento, a recepção, área de convivência e as obras do Hospital da Mulher”, comentou Omar, enquanto observava as alas do novo prédio de seis andares.

O Instituto da Mulher será composto de uma maternidade com 113 leitos, UTI materna e capacidade para todo tipo de atendimento obstétrico, além de 58 leitos para atendimento ginecológico, ambulatorial e de emergência. “Além de ampliarmos os leitos de maternidade, será um ganho imensurável para as mulheres que terão um lugar específico para serem atendidas nas mais diversas ocasiões”, comentou Omar.

Na parte referente ao Hospital e Pronto-Socorro o destaque é o Centro de Tratamento de Queimados, que será referência na região Norte e para toda a Amazônia Ocidental. “Será um centro moderno, incluindo todo o trabalho de reabilitação para pacientes com sequelas físicas graves de queimadura”, comentou o governador em exercício Omar Aziz. Ele também destacou a ampliação do número de UTIS do Hospital e Pronto Socorro, que dobrará de 20 para 40 leitos, sem contar com os leitos de UTI materno do Instituto da Mulher.

Outra vantagem da nova unidade, segundo Omar Aziz, será o acesso que poderá ser feito tanto pela rua Recife, quanto pela rua Maceió. “O 28 de Agosto é uma unidade de extrema importância para a cidade de Manaus, pois fica em uma área centralizada, que serve de referência para várias zonas da cidade, daí o motivo de acessos alternativos”.

Ele destacou que o novo complexo hospitalar está inserido na série de novas obras que serão entregues pelo Governo do Estado até dezembro. “O governador Eduardo Braga quer que encerremos este governo com todas as obras que foram planejadas construídas. Na Saúde, temos ainda o novo Instituto da Criança, quatro Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC), o novo pronto-socorro Platão Araújo, além de 15 hospitais no interior do Estado.

Na lista das obras a serem entregues em 2010 também estão a nova tomada de água da zona Leste, que vai abastecer ainda a zona Norte de Manaus; a ponte sobre o rio Negro, a Avenida das Torres, a passagem de nível da Cidade Nova, cerca de 3 mil habitações, várias obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), entre outras.


FOTO: Chico Batata - Agecom

Comentários