Informatica

Fidel Castro faz 83 anos e reflete sobre a crise

REUTERS

O líder cubano Fidel Castro comemorou nesta quinta-feira seu aniversário de 83 anos com uma sombria advertência sobre a crise econômica mundial e a promessa de "seguir adiante".
Em um texto publicado pelo jornal Granma, Fidel apresenta aos cubanos um obscuro panorama sobre a crise que atinge o mundo e a ilha que governou durante quase meio século.
"Alguns falam que a crise econômica é o fim do imperialismo; talvez deve ser questionada se não significa algo pior para nossa espécie", escreveu.
"Na minha opinião, o melhor sempre será ter uma causa justa a defender e a esperança de seguir adiante", acrescentou.
Fidel está afastado do poder e da vida pública desde que ficou doente e esteve à beira da morte há três anos.
Mas o líder cubano aparece de pé e em boa forma, segundo uma fotografia divulgada na quarta-feira pelo grupo religioso norte-americano Pastors for Peace em seu site na Internet (www.ifconews.org).
Apesar de ter sido substituído no ano passado na presidência pelo seu irmão mais novo Raúl, Fidel Castro se manteve politicamente ativo por meio de artigos como o publicado nesta quinta-feira no jornal.
Sua influência política é, no entanto, enorme e Raúl consulta o irmão quando toma as principais decisões de Estado.
O aniversário do comandante não é festejado em Cuba, mas será comemorado com uma rumba e os meninos da organização comunista Pioneros lhe dedicarão um enorme bolo

Comentários