Informatica

Amamentação fortalece pulmão dos bebês

Hotnews

O ato de sugar o leite desenvolve coordenação e garante saúde


Apesar dos alertas emitidos por pediatras, muitas mães ainda insistem em evitar dar o seio ou diminuir o tempo de amamentação por fins estéticos. Porém, um novo estudo reforça a lista dos benefícios deste gesto. Agora, é a vez dos pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, da Universidade do Estado de Michigan e da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, comprovarem que amamentar é fundamental para o crescimento e fortalecimento dos órgãos das crianças, neste caso, especificamente o pulmão.

A pesquisa contou com a participação de 1.456 bebês residentes na Inglaterra que foram acompanhados até os 10 meses de idade. A conclusão foi que aqueles que haviam sido amamentados por, pelo menos, quatro meses tinham um funcionamento melhor do pulmão, quando comparados com aqueles que tiveram a mamadeira como principal opção.

Estudos anteriores já haviam provado que a amamentação protege bebês de problemas respiratórios no início da vida, já que substâncias presentes no leite imunizam contra a asma. Mas a relação com o desenvolvimento do pulmão durante a infância é menos clara. Neste caso, foi nítido que os bebês podiam expirar mais ar de maneira mais rápida depois de inspirar profundamente. Assim, fica claro que é necessário um esforço físico três vezes maior para extrair leite do peito, quando comparado a mamadeira, afirma o pesquisador Syed Arshad.

O profissional esclarece que esse exercício é extremamente benéfico, tanto que é o mesmo sugerido a pacientes idosos para reabilitação pulmonar.

E, para quem ainda desconhece todos os poderes da amamentação, a fonoaudióloga Solange Dormann ainda ressalta que o ato também auxilia no desenvolvimento da mastigação, da respiração e a falar corretamente: a amamentação também pode ser considerada quase que uma aula introdutória dessas funções. Isso porque o exercício que os lábios, a língua, as bochechas, os ossos e os músculos da face realizam durante a sucção é fundamental para o desenvolvimento harmônico dessas estruturas, enfatiza a profissional.

Comentários