Informatica

NavegaPará implanta mais quatro infocentros em Santarém

SANTARÉM (PA) - As facilidades proporcionadas pelas inovações tecnológicas, resultantes das ações do programa NavegaPará, estão chegando a um número maior de paraenses. Nesta quarta-feira (1º), o governo do estado inaugurou mais quatro infocentros no município de Santarém, na região do Baixo Amazonas.

Para o presidente do Conselho Comunitário do Bairro do Aeroporto Velho (CCBAV), Lauro Correa Carvalho, onde foi inaugurado um dos infocentros, o acesso gratuito à internet de alta velocidade foi “um sonho realizado”. O Conselho Comunitário tem cerca de 1.500 associados e fica próximo a duas escolas e a um centro de saúde.

De acordo com Lauro Carvalho, a entidade espera que, com a inauguração do infocentro, seja possível retirar jovens das ruas. “O Conselho Comunitário do bairro do Aeroporto atua em diversas frentes, com crianças, jovens, adultos e a terceira idade. Com a inauguração deste infocentro, a gente espera trazer o jovem para a comunidade, mudar o pensamento e oferecer uma nova oportunidade de vida”, disse ele.

Os outros três infocentros foram instalados no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, no bairro da Matinha; na Associação dos Moradores do bairro da Conquista e na Associação dos Moradores do bairro Maracanã.

Da inauguração no Bairro do Aeroporto Velho participaram o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, o diretor do Sistema Computacional da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), Alex Rocha, e o diretor de Informática da Secretaria de Educação de Santarém, Jader Gama, além de lideranças comunitárias.

Mundo virtual - A aposentada Rosalina Campos, 56 anos, moradora do Aeroporto Velho, agradeceu a oportunidade de poder acessar o mundo virtual. “Vou me inscrever no curso de informática, mesmo estando com uma idade mais avançada. Afinal, idade não impede ninguém de fazer nada. Agradeço muito à governadora Ana Júlia que lembrou do nosso bairro, antes abandonado. Obrigada por lembrar dos jovens e também dos velhos”, ressaltou.

Para a pedagoga Ana Nery, da Associação do bairro do Maracanã, a "internet pode ser uma ferramenta muito importante para trabalhar com a juventude”.

O secretário Maurílio Monteiro enfatizou a importância da alfabetização digital e acrescentou que o mundo da tecnologia deve pertencer a todos, de maneira igualitária. “Estou muito feliz em inaugurar mais um infocentro no município de Santarém. Sem dúvida, é mais um passo do Governo do Estado, que ainda fará muito mais pela inclusão social e digital. Todos estão de parabéns, inclusive a comunidade, que colobarou para a conquista deste espaço”, afirmou.

Após a cerimônia de inauguração, moradores do bairro Aeroporto Velho conheceram o espaço, que conta com 11 computadores. O investimento, de quase R4 40 mil, beneficiará mais de 1.000 pessoas.

“Nem acredito que isso se tornou realidade. Sem a parceria do governo jamais teríamos conseguido. É um sonho que parecia distante e hoje vejo que foi possível”, frisou Lauro Carvalho.

Ampliação - com as quatro inaugurações, Santarém já conta com seis infocentros, oferecendo acesso gratuito à internet de alta velocidade para cerca de 10 mil pessoas.

Antes da solenidade de inauguração no Aeroporto Velho, a equipe coordenada pelo secretário Maurílio Monteiro visitou as instalações dos quatro novos infocentros.

O secretário-adjunto da Sedect, João Weyl, informou que em Santarém 57 instituições estão sendo interligadas pelo programa NavegaPará. “Por esse motivo, alguns dos locais escolhidos para receber os infocentros são estratégicos", esclareceu. (Agência Pará)

Comentários