As empresas de internet Google, Apple, Amazon.com, a grife de roupas Zara e a fabricante games Nintendo foram as marcas que mais ganharam posições na pesquisa Best Global Brands 2008, que traz o ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo. Na outra ponta, afetados pela crise financeira nos EUA, os bancos Merrill Lynch, Citigroup e Morgan Stanley estão entre as empresas que mais despencaram.
A Coca-Cola manteve-se na primeira posição, repetindo o desempenho apresentado desde a primeira edição da pesquisa, feita pela consultoria de marcas Interbrand em parceria com a revista americana "Business Week". Destaque ainda para a IBM, que tomou a segunda posição da Microsoft, agora em terceiro lugar. O buscador Google subiu da 20ª para a 10º posição.
"A lista reflete a economia global --e atual crise de crédito nos EUA--, o crescimento nos países emergentes e a ênfase em sustentabilidade", afirma Jez Frampton, diretor-geral da Interbrand. "O complexo crescimento da economia global reforça a importância de proteger uma marca."
O banco de investimentos Merrill Lynch, vendido nesta semana para o Bank of America, está na 34ª posição, e o Citi, na 19ª. Outras instituições financeiras na lista são HSBC (27º), Visa (estréia na lista, na 100ª posição) e American Express (15º).
Entre as novatas destacam-se ainda a marca de roupas H&M (22º), a agência de notícias Thomson Reuters (44), a tecnológica BlackBerry (73º), a grife Giorgio Armani (94º), a Marriott (96º) e a FedEx (99º).
Para entrar na lista "Best Global Brands 2008", cada marca precisa obter pelo menos um terço dos seus lucros fora do seu país de origem, ser reconhecida fora da sua base de clientes e ter dados de marketing e financeiros disponíveis ao público.
Fonte: Folha Online
A Coca-Cola manteve-se na primeira posição, repetindo o desempenho apresentado desde a primeira edição da pesquisa, feita pela consultoria de marcas Interbrand em parceria com a revista americana "Business Week". Destaque ainda para a IBM, que tomou a segunda posição da Microsoft, agora em terceiro lugar. O buscador Google subiu da 20ª para a 10º posição.
"A lista reflete a economia global --e atual crise de crédito nos EUA--, o crescimento nos países emergentes e a ênfase em sustentabilidade", afirma Jez Frampton, diretor-geral da Interbrand. "O complexo crescimento da economia global reforça a importância de proteger uma marca."
O banco de investimentos Merrill Lynch, vendido nesta semana para o Bank of America, está na 34ª posição, e o Citi, na 19ª. Outras instituições financeiras na lista são HSBC (27º), Visa (estréia na lista, na 100ª posição) e American Express (15º).
Entre as novatas destacam-se ainda a marca de roupas H&M (22º), a agência de notícias Thomson Reuters (44), a tecnológica BlackBerry (73º), a grife Giorgio Armani (94º), a Marriott (96º) e a FedEx (99º).
Para entrar na lista "Best Global Brands 2008", cada marca precisa obter pelo menos um terço dos seus lucros fora do seu país de origem, ser reconhecida fora da sua base de clientes e ter dados de marketing e financeiros disponíveis ao público.
Fonte: Folha Online
Comentários
Postar um comentário
Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário