Informatica

Amazonas pede apoio ao G8 para projeto sustentável

Agecom
Omar Aziz Vice Governador do Estado recebe a delegação do G8 no Centro Cultural Povos da Amazônia


Uma delegação do Grupo dos 8 (G8), bloco dos seis países mais industrializados do mundo, mais a Rússia, esteve em Manaus no fim de semana para conhecer a política ambiental do Governo do Estado. Na ocasião, o governador, em exercício, Omar Aziz, pediu o apoio dos 27 congressistas, para os projetos estaduais nessa área.

A visita dos parlamentares ao Amazonas, articulada pela deputada federal Rebeca Garcia, antecede à realização de um fórum em Brasília, do qual participarão representantes desses países, além de especialistas brasileiros.

Após a recepção oficial no sábado à noite, no Centro Cultural Povos da Amazônia, onde os visitantes conheceram exposições permanentes do espaço, foi oferecido um jantar aos congressistas, que puderam, ainda, conhecer alguns detalhes sobre a política ambiental empreendida pelo Governo do Amazonas.

Aziz falou sobre a Lei de Mudanças Climáticas, o Programa Zona Franca Verde e o Bolsa Floresta, iniciativas pioneiras no Brasil e que foram alvo do interesse dos parlamentares, que vieram de países como a Inglaterra, Itália, Alemanha, Rússia, entre outros.

“Nós tomamos uma decisão em 2003, quando assumimos o governo. A de que não abriríamos mão de uma política de desenvolvimento sustentável para preservar a floresta, mas que colocasse em primeiro lugar o ser humano que mora nas florestas. São eles que garantiram esse templo que é a Amazônia”, disse Omar, que encerrou o encontro conclamando aos presentes a participarem e ajudarem a divulgar programas como o Bolsa Floresta, e a auxiliarem o Brasil na reformulação do Tratado de Kioto.

Comentários