Informatica

Quenianos dominam a 83ª São Silvestre

Alice Timbilili e Robert Cheruiyot vencem de ponta a ponta com muita tranqüilidade
GLOBOESPORTE.COM

Vencedores da São Silvestre, Robert Cheruiyot e Alice Timbilili sobem ao pódio O Quênia dominou a 83ª edição da Corrida de São Silvestre, disputada nesta segunda-feira, em São Paulo. No feminino, Alice Timbilili venceu com tranqüilidade, com o tempo de 53m07s, seguida pelas brasileiras Marizete Rezende e Maria Zeferina Baldaia, respectivamente campeãs da prova em 2002 e 2001. No masculino, Robert Cheruiyot não deu chances aos brasileiros e conquistou o tricampeonato da prova (já havia vencido em 2002 e 2004) com o tempo de 45m57s. Em segundo lugar chegou outro queniano, Patrick Ivuti; em terceiro, o melhor brasileiro na prova, Anoé dos Santos Dias, com o tempo de 47m06s. Franck Caldeira, campeão em 2006 e um dos favoritos ao título, abandonou a prova no quilômetro cinco.

Alice Timbilili teve um pouco mais de trabalho para conquistar a vitória. A queniana, de 24 anos, assumiu a liderança desde o início, e foi perseguida por cerca de seis quilômetros por Maria Zeferina Baldaia. Nos últimos cinco quilômetros, no entanto, após deixar Baldaia para trás, Timbilili sofreu o ataque de Marizete Rezende, que chegou a estar a apenas 18 metros da queniana na subida da Brigadeiro Luis Antônio e tentou repetir o feito de 2002, quando conseguiu uma recuperação impressionante e conquistou o título. Mostrando total controle sobre a prova e as adversárias, Alice aumentou o ritmo e abriu uma confortável distância até o fim.

No masculino, o também queniano Robert Cheruiyot precisou de apenas três quilômetros para deixar para trás os corredores que largaram em um ritmo muito acima do recomendado para disputar a prova, e assumiu a liderança com tranqüilidade. Mantendo um ritmo forte e constante, Cheruiyot deixou o pelotão de elite para trás e liderou a prova sem problemas.

Comentários