Informatica

CENSO: Sai hoje edital convocando 3.353 aposentados e pensionistas

INSS não localizou beneficiários nos endereços indicados pelos procuradores

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publica hoje (12), nos jornais de grande circulação das capitais, edital de convocação de 3.353 aposentados e pensionistas, que realizaram o Censo Previdenciário por intermédio de procurador ou representante legal, e não foram localizados pelos pesquisadores do órgão. O edital também pode ser consultado aqui.

A convocação é necessária porque o INSS precisa comprovar que o titular ainda está vivo e os dados fornecidos pelo procurador ou representante legal não possibilitaram a checagem. Os convocados têm 30 dias para responder ao edital, dirigindo-se à Agência da Previdência Social (APS), onde o benefício é mantido, para atualizar os dados e informar o endereço correto para que o pesquisador realize uma nova visita.

Somente depois que o funcionário do INSS localizar o beneficiário é que o cadastro voltará à normalidade. No caso de o próprio segurado comparecer à APS, o cadastro será normalizado imediatamente.

Os aposentados e pensionistas (ou seu representante legal) devem levar o CPF, documento de identidade com fotografia e o endereço correto da residência do titular do benefício. Depois desse prazo, eles têm ainda 90 dias para atualizar as informações. Se ao final desses 120 dias persistir a falta de informação, o benefício será cancelado.
ACS/MPS: (61) 3317-5009/5039/5113

Comentários