Informatica

Pesquisadores indígenas


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu na sexta-feira, 21, dos estudantes Bruno Silva e Silva, 18, e Charles Gregório Pontes, 19, uma coletânea de livros contendo resultados de pesquisas realizadas por integrantes do programa de iniciação científica júnior, o Jovem Cientista Amazônida (JCA), e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr). Juntos, os programas receberam investimentos de R$ 3,4 milhões em menos de quatro anos contemplando estudantes da capital e do interior. Só em São Gabriel da Cachoeira o investimento foi de R$ 740 mil.
Índio da etnia Baré, Charles Pontes, estudante de engenharia de pesca na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que participou do projeto "Implantação de um mini-ecossistema aquático dentro da Escola Agrotécnica" afirma que participar de um projeto de iniciação científica o ajudou muito. "Aprendi a fazer relatórios, textos, pesquisas, técnicas de manejo, o que hoje se reflete na minha graduação. Pretendo seguir carreira e fazer mestrado também para depois me tornar pesquisador".
O JCA é um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) vinculada a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) e conta com recursos apenas do tesouro estadual. Já o Pibic-Jr é desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os programas beneficiaram de 2003 até hoje 610 estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Amazonas, dos quais 112 são de São Gabriel da Cachoeira.
Foto: Mário Oliveira
Fonte: Agecom - SK

Comentários

  1. o presidente é danado, teve a maior votação na amazônia, para completar que gosta da região, luta em favor do polo industrial de manaus, oí pai pai'dégua do eduardo braga paraense de sorte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário