Informatica

AM discute protocolo para jogos da Copa América

AM não confirma sediar Copa América, mas discute protocolo contra Covid em jogos

Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou que Brasil irá sediar competição e Manaus foi uma das cidades citadas durante reunião.

Com Informações do Por G1 AM


Arena da Amazônia — Foto: GloboNews

O Governo do Amazonas informou, nesta segunda-feira (31), que ainda não foi notificado formalmente sobre a Arena da Amazônia, em Manaus, ser uma das sedes de jogos da Copa América 2021. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou que o Brasil irá sediar a competição, de 11 de junho a 10 de julho, e a cidade foi uma das citadas durante reunião.

'Não é momento': especialistas comentam decisão de Brasil sediar Copa América

Por meio de nota, a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR) disse que, apesar de não ter sido informada, vai discutir os protocolos de prevenção à Covid-19 que serão adotados para atender os jogos sul-americanos, caso seja notificada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"Com os protocolos definidos, em comum acordo com o Comitê Estadual de Enfrentamento da Covid-19, os jogos deverão ser realizados com toda a expertise do Amazonas obtida ao sediar grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016", disse a nota da Fundação.

Ainda no texto, a FAAR informou que uma possível presença de público também deverá ser discutida e dependerá dos indicadores da pandemia de Covid-19 no Amazonas.

Manaus viveu um recente colapso no sistema de saúde com a falta de oxigênio após um aumento de casos, internações e mortes em decorrência da Covid-19. Dos 386.074 casos confirmados no Amazonas até o domingo (30), 177.061 são da cidade (45,86%). Mais de 8,9 mil pessoas morreram.

Atualmente, a cidade ainda vive sob um decreto, em vigor desde o dia 17 de maio, que estabelece as regras de circulação de pessoas durante a pandemia.

Copa América 2021 no Brasil

A Conmebol decidiu por transferir para o Brasil a realização da Copa América 2021, após uma reunião emergencial nesta segunda-feira (31). O torneio seria inicialmente realizado na Colômbia e na Argentina.

A Argentina desistiu de sediar a Copa América por causa da piora da pandemia de Covid-19 no país. O ministro do Interior, Wado de Pedro, disse no domingo que organizar o torneio seria inviável, principalmente em Mendoza, Córdoba, Buenos Aires, Tucumán e Santa Fé. A Argentina tem mais de 76 mil mortes pela Covid-19.

Já a Colômbia abriu mão de sediar o torneio por causa dos protestos pelo país nas últimas semanas. O país tem 88,2 mil mortes pela Covid-19.


Comentários