Informatica

Lockdown já está em vigor no Oeste do Pará

Identificação da nova cepa do novo coronavírus e ao aumento de leitos clínicos de UTI levaram à necessidades das medidas
 Agência Pará

Cidade de Santarém é a maior da região oeste do Pará | Agência Pará

A circulação de pessoas que não estejam em atividades consideradas essenciais está proibida nas cidades da região oeste paraense. Cidades como Santarém e Juruti e todo o Baixo Amazonas e Calha Norte iniciaram o lockdown à meia-noite desta segunda-feira (1º).

O decreto 595/2020 com as medidas restritivas foi publicado no Diário Oficial pelo governo do Estado último domingo (31) e compreende 13 cidades da região.

Os municípios que integram o Baixo Amazonas são: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Santarém e Terra Santa

Entre as medidas de advertência estão multa diária R$ 50 mil para pessoas jurídicas e R$ 150 para pessoas físicas, MEI, ME e EPP's. Os valores poderão ser duplicados em caso de reincidência.

O decreto prevê ainda medidas como embargo e interdição de estabelecimentos comerciais.

A fiscalização ficará por conta dos municípios. Eventos públicos, atividades coletivas, esportivas, religiosas e fechamentos de praias e balneários estão em vigor durante o lockdown quando perdura o bandeiramento preto.

MEDIDAS

O governo do Estado vem intensificando os investimentos e as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 em todo o Pará, em especial, no extremo oeste paraense, localizada próximo ao Amazonas. O estado vizinho já enfrenta uma crise na saúde ocasionada pela segunda onda do coronavírus.

Na madrugada deste sábado (30), chegou ao Aeroporto Internacional de Santarém, Maestro Wilson Fonseca, mais uma remessa de 180 cilindros com 10 metros cúbicos (m³) de oxigênio medicinal comprimido em cada unidade. O carregamento faz parte de uma encomenda de 500 cilindros feita pelo Governo do Pará para abastecer as unidades de saúde de todo Oeste do Estado. Esse foi o segundo abastecimento de oxigênio para a região nos últimos cinco dias. Ao longo desta semana, serão enviados mais 140 cilindros.

Comentários