Informatica

As organizações mudam quando as pessoas mudam

Ligiane Corrêa
Ligiane Corrêa

A busca pela adequação às novas realidades impostas pelo cenário competitivo exige das empresas uma capacidade cada vez maior de planejamento e gestão de seus recursos humanos.

A busca pela adequação às novas realidades impostas pelo cenário competitivo exige das empresas uma capacidade cada vez maior de planejamento e gestão de seus recursos humanos.

Maiores níveis de produtividade, agilidade, captação e retenção de talentos, qualificação, engajamento e comprometimento com causas e valores da empresa são algumas das principais variáveis que devem ser orquestradas pelas áreas de RH.

Com o objetivo de prover um processo de melhoria contínua e extrair o máximo de produtividade e efetividade de seus colaboradores, políticas que vão desde reformulações nas relações de trabalho até mudanças de abordagem em relação aos papéis desempenhados – do operacional para o estratégico – passam a ser de fundamental importância para que exista sinergia entre a gestão do capital intelectual advindo de seus colaboradores e os desafios organizacionais decorrentes do cenário competitivo.

A mudança no contexto organizacional é a ferramenta de melhoria que hoje as empresas possuem, pois devem acompanhar tendências e aprimorar seus produtos e serviços bem como a adequação da cultura organizacional, visando melhoria continua também no clima organizacional.

Percebe-se que as empresas focam na evolução da qualificação do colaborador em busca do atingimento de metas corporativas e individuais e da adequação às exigências de mercado, integrando funções e áreas dentro de um contexto dinâmico de mudanças e pressões crescentes por resultado e diferenciação.

As organizações mudam quando as pessoas mudam, pois a influência da mudança das pessoas contribui de forma positiva para a organização. As pessoas são o termômetro para mudança do comportamento das empresas, afinal ao mostrar que a verdadeira transformação de uma empresa é quando as pessoas mudam completamente e decidem dar o melhor de si para garantir o propósito e visão do negócio.

Mudança é algo que mexe com a vida de cada um. Quando fala - se em mudança, cria-se uma enorme perspectiva sobre a mesma. Pois ocorre o surgimento de dúvidas, pelo fato de ser uma saída da zona de conforto. Nas organizações, estas ocorrem de maneira mais rápida.

Devido a globalização, estas mutações ocorrem de maneira veloz e dinâmica, o que deixa o mercado de forma aquecida e as empresas mais competitivas. De maneira que para que se obtenha vantagem competitiva, as empresas mudam também seus colaboradores, qualificando-os, ouvindo-os e envolvendo – os em um processo estratégico que acompanham tendências, Pois as organizações mudam quando as pessoas mudam.

Ligiane Corrêa é Doutoranda em Administração de Empresas, pela Universidad Americana, Mestre em Administração de Empresas. Professora Universitária. Facilitadora de Educação Corporativa e Palestrante nas áreas de Planejamento Estratégico e RH pela LC Consultoria e Treinamento Organizacional.


Escreve regularmente para o blog

Comentários