Informatica

Bolsonaro vai precisar de 500 mil assinaturas para criar novo partido

Bolsonaro confirmou a criação de um novo partido chamado “Aliança pelo Brasil”

 Da Redação
Foto: Reprodução/Internet

Após reunião no Palácio do Planalto, realizada na tarde desta terça-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro anunciou sua saída do Partido Social Liberal (PSL), e confirmou a criação de um novo partido chamado “Aliança pelo Brasil”. A reunião serviu para oficializar a decisão de sair do PSL aos aliados e discutir os meios da criação da nova sigla. Bolsonaro ainda não formalizou a desfiliação dele do PSL.

"A gente acabou de sair da reunião com o presidente onde ele anunciou a saída dele do PSL. E ele vai para um novo partido que vai se chamar Aliança pelo Brasil", declarou a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF).

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) disse que a expectativa é que cerca de 30 parlamentares do PSL migrem para a nova sigla junto com Bolsonaro. Nomes, porém, ainda não estão definidos. O Aliança pelo Brasil também está aberto para abrigar políticos atualmente em outros partidos, falou.

As informações foram confirmadas pelo site de notícias UOL.

Próximos passos

O grupo agora precisa colher 500 mil assinaturas e entregá-las ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até março de 2020 para que o "Aliança pelo Brasil" possa lançar candidatos próprios nas eleições municipais do ano que vem.

A vontade dos pesselistas dissidentes é que a coleta de assinaturas para a criação do novo partido seja feita por meio de aplicativo com certificação digital a fim de acelerar o processo. O desenvolvimento da ferramenta é supervisionado por advogados para que esteja adequada a todas as exigências do tribunal.


Comentários