Informatica

PF mira líder do governo Bolsonaro no Senado por supostos desvios em governo do PT

Fernando Bezerra Coelho: senador é alvo de operação da PF na manhã desta quinta-feira (19)

O inquérito apura suposto desvio de dinheiro público de obras na região Nordeste na época em que era ministro da Integração Nacional no governo Dilma Rousseff (PT), segundo informações do jornal Folha de São Paulo.

Yahoo Notícias

 (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

A PF (Polícia Federal) faz buscas, na manhã desta quinta-feira (19), em endereços ligados ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). O filho do senador, Fernando Coelho Filho (DEM-PE), também é alvo da ação.

O gabinete dos dois no Congresso está entre os locais revirados. Os agentes buscam arquivos digitais e físicos. Em João Pessoa (PB), outros endereços ligados aos dois também foram alvos.

O inquérito apura suposto desvio de dinheiro público de obras na região Nordeste na época em que era ministro da Integração Nacional no governo Dilma Rousseff (PT), segundo informações do jornal Folha de São Paulo.

Fernando Bezerra Coelho é líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado. Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal.

Segundo informações do jornal, a investigação envolve delações premiadas de doleiros e empresários. Suspeita é de que dinheiro de contratos superfaturados ou fictícios de obras vinculadas ao Ministério da Integração Nacional tenha sido desviado para campanhas dos políticos.

São mais de 40 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos em Brasília e Pernambuco, estado de origem dos suspeitos.

OUTRO LADO

A defesa do senador Fernando Bezerra Coelho afirmou que a Procuradoria Geral da República opinou contra a busca em face do senador e alegou que a própria PGR afirmou que “a medida terá pouca utilidade prática”.

“Ainda assim o ministro Luís Roberto Barroso a deferiu. Se a própria PGR - titular da persecutio criminis - não tinha interesse na medida extrema, causa ainda mais estranheza a decretação da cautelar pelo ministro em discordância com a manifestação do MPF. A defesa seguirá firme no propósito de demonstrar que as cautelares são extemporâneas e desnecessárias”, afirmou o advogado André Callegari

Essa nota está sendo atualizada

Comentários