Informatica

Navio do Império Romano naufragado é encontrado quase intacto

A embarcação transportava uma série de vasos, que foram localizados pelos arqueólogos que participaram da descoberta no Mar Mediterrâneo

Extraido so Site Galileu 

Pesquisadores localizaram os fragmentos da embarcação em ótimo estado (Foto: Departamento de Antiguidades da República do Chipre)

O Departamento de Antiguidades do Chipre, ilha localizada no Mar Mediterrâneo, anunciou a descoberta de um naufrágio de uma embarcação do antigo Império Romano na costa do país. O barco foi encontrado cheio de ânforas, nome dado aos vasos utilizados para o transporte de mercadorias, que provavelmente estavam sendo comercializadas para as províncias romanas da Síria.

De acordo com as autoridades, esse é o primeiro naufrágio romano considerado em excelente estado encontrado na região: de acordo com os pesquisadores, o material encontrado está quase intacto até hoje. Espera-se que o estudo dê nova luz sobre a amplitude e a escala do comércio marítimo entre o Chipre e as províncias romanas do Mediterrâneo oriental.

Leia também:

Os novos diálogos mostram que aparência de Moro era só o que importava
Os destroços foram encontrados por Spyros Spyrou e Andreas Kritiotis, mergulhadores voluntários da equipe de pesquisa arqueológica subaquática do Laboratório de Pesquisas Arqueológicas Marítimas (MARELab) da Universidade do Chipre. O naufrágio ocorreu perto costa de Protaras, uma cidade turística conhecida por suas praias.

Em comunicado, o governo cipriota agradeceu aos voluntários e à sociedade civil pelo apoio no trabalho de investigar a embarcação. "Essa mobilização de autoridades e cidadãos em torno de um importante sítio arqueológico envia mensagens otimistas sobre a proteção do patrimônio cultural pela sociedade cipriota".

Comentários