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O mega plano hidrológico do Brasil antecipa o crescente impacto da China na Amazônia

O governo quer abrir a bacia do Tapajós - uma área do tamanho da França - para o comércio com a China. Mas o indígena Munduruku não deixa isso acontecer sem uma briga. A reportagem é do Jonathan Watts. publicado Quinta-feira, 5 de outubro de 2017.

O guardião

Crashing a montante através das corredeiras São Luiz, no rio agitado lança a lancha ao redor como um brinquedo de criança. Há primeiro um momento de medo, depois alívio e, finalmente, me pergunto em atravessar um limite natural que impediu a destruição desse canto da Amazônia por quase cinco séculos.

Esta é a porta de entrada para uma terra que os habitantes indígenas chamam Mundurukania, depois de sua tribo, o Munduruku, que instalou o meio e o alto do Rio Tapajós desde a antiguidade. As costas densamente cobertas de vegetação, as colinas enevoadas e as águas indomadas - quebradas em um ponto por um golfinho - marcam como uma das poucas regiões do planeta ainda a serem exploradas e exploradas pelo comércio industrial.

A tranquilidade é de tirar o fôlego, mas enganar. Estas corredeiras estão agora na linha de frente de uma das lutas mais importantes do mundo para os direitos indígenas e proteção ambiental. Longamente ignorados, de repente são vistos como um passo essencialmente crucial entre as nações com as maiores fazendas do mundo - o Brasil - e as mesas de jantar mais numerosas do mundo - a China . A longo prazo, as mudanças que estão sendo planejadas podem aproximar esta via navegável do Yangzé industrializado, cheio de trânsito, em mais do que um.

Nos próximos anos, o governo brasileiro - apoiado pelas finanças e engenharia chinesas e européias - quer transformar este rio no maior canal de grãos do mundo, construindo 49 grandes barragens nos Tapajós e seus afluentes.


Isso tornaria as corredeiras navegáveis ​​por barcaças que transportam produtos da savana de cerrado desmatada de Mato Grosso - que produz um terço da soja do mundo - até o porto gigante de contêineres que está sendo planejado na cidade mais próxima de Santarém e depois para os mercados globais, particularmente Na ásia.

A rede de barragens também produziria 29gW de eletricidade, aumentando o suprimento atual do Brasil em 25%. Um consórcio liderado pela Furnas - uma subsidiária da energia elétrica estatal Electrobras - planeja vender o poder para cidades distantes e para empresas mineradoras locais que desejam desenterrar a riqueza mineral sob a floresta.

Para o governo brasileiro, esse mega-esquema para abrir a bacia de Tapajós - que é aproximadamente a área da França - é um pilar do desenvolvimento econômico nacional e do comércio com a China. Para os políticos locais, é uma oportunidade de industrializar, expandir e enriquecer o negócio das cidades próximas, o que espera que suas populações se dupliquem em tamanho nos próximos 10 anos.

Para os adversários, no entanto, a "hidrovia" - como o sistema de transporte fluvial é conhecida - e os projetos relacionados são a maior ameaça jamais representada para os habitantes nativos, as comunidades ribeirinhas tradicionais, as águas e a vida selvagem. Por uma estimativa, 950.000 hectares de floresta seriam liberados , liberando quantidades significativas de dióxido de carbono.

"A hidrovia é parte de um conjunto de outros projetos - barragens, portos, estradas e ferrovias - que visam a industrialização desta região. As empresas de energia, agronegócios e mineradoras estão empenhando-se por isso ", disse Fernanda Moreira, do Conselho Indigenista Missionário, uma ONG católica que trabalha com as comunidades locais.

Os ativistas - incluindo os rios internacionais, a Amazon Watch e o Greenpeace - se opõem ao projeto porque dizem que não houve um estudo adequado dos impactos - incluindo desmatamento acelerado, perda de habitat e problemas sociais - ou as alternativas.


O governo terá que nos matar se quisermos avançar com esses projetosMunduruku chefe da aldeia Juarez Saw Munduruku

"Este é um momento histórico para a Amazônia. Já vimos booms econômicos anteriores - borracha, exploração madeireira e mineração - que causaram conflitos sociais e danos ambientais, mas o desenvolvimento proposto ao longo dos Tapajós abrange uma área muito mais ampla e teria um impacto muito mais profundo ", disse Alcilene Cardoso, da Amazon Environmental Instituto de Pesquisa.

Os oponentes conquistaram uma vitória parcial no ano passado, quando a agência ambiental brasileira suspendeu uma licença para a barragem de São Luiz do Tapajós , uma das três maiores usinas hidrelétricas do projeto que, em conjunto, inundaria 198.400 hectares, incluindo grandes partes de parques nacionais, reservas naturais e território reivindicado por grupos indígenas.

Mas a batalha está acabada. O represamento das corredeiras - o que exigiria uma barreira de concreto de 7 km de largura e um reservatório oito vezes a área de Manhattan - continua a ser uma prioridade do poderoso ministério das minas e energia e eletrobrás. Três outras barragens já estão em construção no Teles Pires, um afluente do Tapajós.
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Os esforços de Munduruku para afirmar seus direitos territoriais através de uma campanha de auto-demarcação foram ignorados pelo governo de centro-direita do presidente Michel Temer e sua antecessora do partido dos trabalhadores, Dilma Rousseff.

Meia hora acima das corredeiras é a aldeia Munduruku de Dace Watpu, que seria inundada se a barragem de São Luiz fosse construída. Apesar da suspensão da licença, eles permanecem vigilantes.

"Eles estarão de volta. Essa é a nossa preocupação constante ", disse o chefe da aldeia, Juarez Saw Munduruku, quando os residentes se reuniram no pequeno salão de madeira para comemorar o quinto aniversário da escola comunitária. Como a escola, o rádio bidirecional e a matriz de painéis solares demonstram, os aldeões não se opõem ao desenvolvimento - mas eles querem que ele esteja em seus termos. Barragens, minas e tráfego fluvial, dizem eles, são uma ameaça para suas casas e modos de vida.

"O governo brasileiro pode chamar as hidrelétricas de energia limpa, mas não é. Está sujo. É misturado com o nosso sangue e nossa miséria ", diz ele. "O governo terá que nos matar se quisermos avançar com esses projetos".

As imagens dos protestos de Munduruku costumam mostrá-los em trajes tradicionais, com toques de dentes de guerra e de pena. Mas sua estratégia é mais sofisticada do que essas imagens sugerem.

Reconhecendo que o investimento e o consumo estrangeiros são parte do problema, eles levaram sua campanha no exterior, apresentando suas queixas no mês passado nas Nações Unidas. Eles também trabalharam com ONG ambientais, meios de comunicação estrangeiros e arqueólogos.

Estes últimos verificaram a longa história de assentamento na região , o que é crucial para as reivindicações de propriedade de Munduruku e também é importante refutar a ampla idéia de que esta região pode ser represada porque está vazia. O primeiro registro escrito de "Mundrukania" remonta a 1742, embora a habitação por grupos indígenas volte muito mais longe.

Quando Bruna Rocha, da Universidade Federal do Oeste do Pará, primeiro escavou locais perto das barragens propostas em 2010, encontrou cerâmica, ferramentas de pedra e terra escura, sugerindo que o cultivo da terra ocorreu intermitentemente por muitos séculos. "Estudos da área mostraram que não era apenas um espaço vazio que pode ser inundado. Tem história e uma cultura ", disse ela.
FacebookTwitterPinterestA tribo Munduruku protesta em frente ao Palácio da Justiça em Brasília no ano passado. Fotografia: Andressa Anholete / AFP / Getty Images

A imagem da Amazônia como uma região selvagem foi uma construção de europeus do século XIX, adotada várias vezes pelos governos brasileiros: primeiro durante a era da ditadura para justificar uma política de distribuição e construção de estradas e, mais recentemente, por sucessivas administrações para apoiar o argumento de que as barragens não terão muito impacto social.
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"A visão predominante é que a Amazônia é fornecedora de matérias-primas em vez de um centro de cultura. Isso é errado ", disse Rocha. "No século 16, vários milhões de indígenas viviam na Amazônia e tinham um padrão de vida superior à da Europa na época. Mas cerca de 90% foram exterminados pelas armas e doenças dos colonizadores ".

O Munduruku sobreviveu graças às corredeiras - o que impediu que os navios a vapor entrassem no seu território - e alianças temporárias com colonos europeus contra outras tribos.

Agora, eles estão mudando de estratégia, ligando-se à comunidade ribeirinha próxima de Montanha e Mangabal - a maioria dos quais são ex-seringueiros - para se opor ao projeto. "No passado, costumávamos lutar um contra o outro. Mas isso está terminado. Agora, devemos nos unir contra um inimigo comum e poderoso: o governo ", diz Juarez Saw Munduruku. "Quanto mais as pessoas estão envolvidas na luta, melhor".

Maurício Torres, professor de geografia da Universidade Federal do Oeste do Pará, disse que a aliança marcou um ponto de viragem. "Duas gerações atrás, as comunidades indígenas e os seringueiros estavam lutando uns contra os outros. Agora eles estão unidos contra a barragem e atrasaram o processo de aprovação. Isso é notável. "

Mas eles enfrentam enormes pressões geoestratégicas. Para levantar o Brasil fora da recessão, o governo quer aumentar as exportações de soja e carne, particularmente para a Ásia. Atualmente, a China representa 57% das vendas brasileiras de soja no exterior e a produção e demanda deverão crescer.


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"Nós abrimos a maior fronteira alimentar do mundo", disse Roberto Jaguaribe, ex-embaixador brasileiro em Pequim, que atualmente é chefe do setor de promoção de exportação do estado, Apex-Brasil. "A Food and Agricultural Organization espera que a demanda mundial de alimentos aumente em 30% nos próximos 20 anos. Para enfrentar, o Brasil precisa aumentar a produção pelo menos o dobro dessa média ".

Devido às pressões ambientais na China - particularmente a escassez de água - Jaguaribe diz que se tornará "racional" para Pequim importar mais carne e grãos nas fazendas e nas fazendas de Mato Grosso. Uma hidrovia de Tapajós facilitaria isso. Não é de admirar que, entre as empresas de construção que pretendam fornecer financiamento e apoio a Furnas para barragens no Tapajós e Teles Pires, é a Three Gorges Development Corporation, que construiu a maior hidrelétrica do mundo no Yangtze . As empresas de energia francesas, espanholas e italianas também estão envolvidas.
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Os políticos da Amazônia vão mais longe, dizendo que esperam que a hidrovia atue como catalisador da industrialização. "Estamos no meio de vários projetos enormes de importância estratégica nacional, mas não queremos ser um mero corredor para a soja chegar ao mercado mundial. Queremos construir fábricas de alimentos aqui. Queremos mais fazendas de peixes em nossos rios ", disse Nélio Aguiar, prefeito de Santarém. "Esperamos que o investimento chinês seja importante para isso".

Graças a uma onda de desenvolvimento, esta cidade - que fica na confluência do claro Tapajós e da Amazônia nublado - está prosperando. No ano passado, abalou a recessão que afligiu o resto do Brasil para aumentar o crescimento impressionante. A maior empresa agrícola do mundo - Cargill dos Estados Unidos - recentemente construiu um enorme novo terminal de grãos aqui. O governo municipal está planejando um porto de contêiner ainda maior.

"Muitos investidores querem vir aqui. Somos a última fronteira ", afirmou o prefeito. "Nos próximos 10 anos, projetamos Santarém dobrará sua população de 300.000 para 600.000 e a cidade será mais próspera e oferecerá uma melhor qualidade de vida".

Ele tem apoio da Nature Conservancy, que apoia planos para uma cascata de dunas para fornecer energia e alimentos para uma população global crescente. "O rio Tapajós é importante para não apenas as suas terras, vida selvagem e pessoas, mas também para toda a população brasileira e para o mundo", observa o grupo dos EUA .

Certamente, uma atualização de infra-estrutura é essencial. A estrada principal entre Mato Grosso e Santarém - a BR163 - recentemente ficou tão sufocada com caminhões de soja que começou a desafiar as piores rotas de transporte de carvão da China pelo título indesejável de " o maior engarrafamento do mundo ". No início deste ano, após as chuvas transformaram a sujeira em lama, os caminhões foram enrolados por 10 dias durante um período de mais de 50 km, forçando as autoridades a organizar provisões de emergência de alimentos e água para motoristas presos.
O site da barragem de São Manoel no Teles Pires, um afluente do rio Tapajós na Amazônia. Fotografia: rios internacionais

Como aliviar esse gargalo é uma questão de importância global. Existem três abordagens: uma atualização do BR163 (que o tornaria mais amplo e pavimentado em asfalto), uma ferrovia de grãos Ferrogrão paralela (também financiada pela China e apoiada por muitos ambientalistas como um mal menor em termos de poluição e tráfego) e a hidrovia de Tapajós (que é preferida pelas empresas de grãos, empresas de construção e utilitários de eletricidade). Em vez de escolher uma dessas opções, o governo nacional está empurrando as três de uma só vez.

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"Este é o desenvolvimento mais rápido que eu vi desde que cheguei em Santarém há 30 anos", disse Caetano Scannavino, da ONG Saúde e Alegria (Saúde e Felicidade). "Mas não está planejado. Eles estão repetindo os erros do passado ".

Alguns temem que isso levará à industrialização da Amazônia à medida que as florestas são limpas, o tráfego aumenta, as fábricas se movem e a população aumenta até o ponto em que o Tapajós começa a se assemelhar ao Yangtze estressado e poluído. Adicionando a esses medos, o governo Temer recentemente apresentou um projeto de lei ao Congresso que reduziria o tamanho do parque nacional próximo de Jamanxim em 350.000 hectares, ou 40 vezes a área de Manhattan.

A ONG Amazon Watch recentemente instou o governo em Pequim a repensar o uso do Fundo de Cooperação Brasil-China para financiar projetos destrutivos de transporte em ecossistemas sensíveis.

"Apoio a projetos que resultam na destruição da floresta tropical prejudica os esforços da China para se posicionar como líder na luta global contra a mudança climática", observou o diretor do programa do grupo .


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Em Itaituba, a cidade mais próxima do site proposto da barragem de São Luiz, os funcionários expressam preocupações semelhantes. A cidade - que já viu booms de mineração de ouro, exploração madeireira e madeira - está no meio de uma nova expansão devido à sua localização como o primeiro porto abaixo das corredeiras. A Cargill, Bunge e outras quatro empresas criaram enormes terminais, que transferem grãos de caminhões na BR163 para barcaças no Tapajós. Mais esperados. Em uma tarde recente, um grupo de homens de negócios chineses - todos com trajes pretos e lapicetes mostrando as bandeiras dos dois países - estavam visitando a cidade para examinar uma possível compra de terra para um porto.

Bruno Rolim, secretário do meio ambiente do governo municipal, ficou cauteloso. "A China tem muitos acidentes de poluição. Isso sugere que eles colocam muito mais uma prioridade na economia do que o meio ambiente ", disse ele. "Esta é uma área muito sensível. A Amazônia possui os maiores ativos de água doce do mundo. Nós não queremos o que aconteceu [na China] acontecer aqui ".

Os precedentes domésticos também o deixam preocupado. A última grande barragem amazônica - em Belo Monte - causou enormes problemas sociais e ambientais desde que foi concluída em 2015.

A população da vizinha Altamira cresceu sem provisão adequada de saneamento, hospitais e educação. Crime, taxas de suicídio e nível de desmatamento estão entre os mais altos do Brasil. O projeto também tem sido o foco de um enorme escândalo de corrupção envolvendo empresas de construção e políticos .
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"Nós vimos o que aconteceu em Altamira", disse Rolin. "Grandes projetos na Amazônia não beneficiaram as pessoas locais. Eles extraem energia ou commodities para outras regiões e países e deixam problemas para trás. Os negativos são maiores do que os positivos. "

Dado a sua história como um centro de mineração ilegal e exploração madeireira, no entanto, Itaituba provavelmente não é uma cidade que ambientalistas ou ativistas indígenas possam confiar.

No museu municipal, a curadora e fundadora, Regina Lucirene Macedo d'Oliveira, disse que esta era uma região onde as pessoas sempre acabavam de tomar o que podiam ao invés de investir em torná-lo um lugar melhor. "O governo local fechou a vista quando os seringueiros destruíram a floresta. Eles fizeram o mesmo quando os mineiros de ouro contaminaram os rios. Com cada boom econômico, eles prometem regular e proteger, mas eles não fazem nada. Por que deveria ser diferente desta vez com os grandes projetos de hidromassagem? "

Por enquanto, o horrendo estado das finanças públicas brasileiras e a oposição local estão levando planos para destruir as corredeiras de São Luiz. Mas, a longo prazo, será difícil resistir ao dinheiro chinês, ao lobby politicamente poderoso do agronegócio e a um sistema econômico global voltado para o crescimento do consumo. A Yangzification do Tapajós é uma perspectiva distante, mas totalmente possível.

Os Munduruku não ficam ilusões, mas dizem que vão lutar para preservar as corredeiras que as mantiveram seguras até agora. Para eles, trata-se de conservar sua casa - uma lição, dizem eles, o resto do mundo deve aprender.

"Nós protegemos o gateway. Se eles construírem a barragem, matará o Munduruku ", disse Valto Dace, chefe da aldeia Dace Watpu. "Não nos mudaremos. Deus nos deu essa terra. Para onde iremos? "

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