Informatica

Belterra - Emater oferece curso de olericultura em escolas

O Projeto Horta Escolar foi elaborado por técnicos do escritório local da Emater em Belterra, em conjunto com técnicos da Semed, e consiste em capacitações e instalações de hortas nas escolas do município.

  Foto: ASCOM EMATER

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) está desenvolvendo em Belterra, no oeste do Estado, o Projeto Horta Escolar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e do Projeto Horta com Arte. A parceria oferta o curso de olericultura (produção de hortaliças) baseado em princípios agroecológicos na Escola de Ensino Fundamental Darcy Vargas.

O Projeto Horta Escolar foi elaborado por técnicos do escritório local da Emater em Belterra, em conjunto com técnicos da Semed, e consiste em capacitações e instalações de hortas nas escolas do município, objetivando a melhoria da alimentação dos alunos, a realização de trabalhos sociais e educativos e a estimulação de estudantes, pais e professores ao processo de replicação dos conhecimentos teóricos e práticos em suas casas.

O ministrante do curso de olericultura é o engenheiro florestal Fabiano Teixeira Jucá, extensionista rural da Emater, que tem desenvolvido trabalhos de assistência técnica e extensão rural aplicando técnicas e tecnologias que conservam energia, solos e água.

O trabalho considera os contextos socioeconômicos e culturais dos envolvidos e é caracterizado por sistemas alternativos de produção, como a permacultura (sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza), agricultura natural, agricultura orgânica e agricultura biodinâmica. Fabiano também contribui com materiais do Projeto Social Horta com Arte, idealizado e mantido por ele em Alter-do-Chão, mas que pode ser replicado em terrenos comuns, até de zonas urbanas.

Por Edna Moura

Comentários