Informatica

Faixa de pedestre em 3D é a nova aposta para diminuir acidentes

Uma iniciativa no trânsito tenta reduzir os acidentes envolvendo pedestres. Pinturas de faixa de pedestre em três dimensões pelo mundo tentam chamar atenção para a importância desta sinalização para a redução de atropelamentos. Países como China, Índia, Geórgia e mais recentemente a Islândia aderiram a ilusão de ótica. As informações são do G1.

(Foto: Reprodução )

Conforme informou a agência de notícias chinesa Xinhua, em Chengdu, pedestres perceberam que os veículos passam com menor velocidade nas faixas com pintura em 3D. A eficácia destas faixas, no entanto, ainda não foi comprovada por estudos.

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) dizem que um pedestre tem menos de 20% de probabilidade de morrer caso seja atropelado por um automóvel a menos de 50km/h. No entanto, este pedestre, se atropelado por um carro a 80 km/h, passa a ter aproximadamente 60% de probabilidade de não resistir.
Leia Também 
A mesma organização ainda indicou que 22% das mortes do trânsito são envolvendo pedestres, o que ainda não é um dado que assegure que as faixas em 3D possam gerar mudanças definitivas nesse contexto, já que os motoristas podem se acostumar com a inovação e deixarem de reduzir a velocidade diante da sinalização.

(Com informações de China News)

Comentários