Informatica

No Amazonas é assim: em politica boi voa.


Artur e Rotta oficializam candidatura à prefeitura ao lado de Braga, Sabino e RebeccaAo lado de Braga e de Rotta, o candidato tucano afirmou que está rodeado de 'pessoas leais' e que sobre seu vice, a quem chamou de bonito, não se pode confundir 'humildade com servilismo'05/08/2016 às 21:22
Fotos: Antônio Lima

Janaína AndradeManaus (AM)


A convenção partidária do PSDB, do candidato à reeleição Artur Neto, confirmou na noite desta sexta-feira (5) a aliança com o PMDB, presidido no Amazonas pelo senador Eduardo Braga (PMDB), e o deputado federal Marcos Rotta (PMDB) como candidato a vice-prefeito.

O evento ocorreu na quadra da escola de Samba Vitória Régia, no bairro Praça 14,e oficializa também os candidatos à vereador. A coligação é formada por PSDB, PMDB, PP, PTB, PHS, PV, PPL, PRP, PSL, PTN e Novo.

Ao lado de Braga e de Rotta, o candidato tucano afirmou que está rodeado de "pessoas leais" e que sobre seu vice, a quem chamou de bonito, não se pode confundir "humildade com servilismo".

Confira outras declarações de Artur:

"Vamos falar de verdade. Estamos aqui por 2018. Por 2020, para sempre. Para tirarmos Manaus do caos", disse.

"O deputado Sabino vai ser deputado federal e estará mobilizado em Brasília por Manaus".

"Não tenho nenhuma raiva dos dois (Omar e Melo). O que eu desejo para eles é a vida longa, plena e muitos poucos votos. E já vejo na Internet que eles querem atingir pessoalmente a mim. Isso é desespero. O Braga ja teve problema comigo. Eu já tive com ele. Nós falamos ñ cara. Pior é quem faz chapa escondida, pra trair candidato".

"O Eduardo não tem dois candidatos, temos ao nosso lado pessoas leais. E estamos aqui também para falar em sonhos, em propostas. Mobilidade urbana, BRT, obras enormes, a gente fez o que pode, mas agora teremos a ajuda do governo federal".

"Eu descobri uma coisa: temos (ele e Braga) tantos amigos em comum que não sei como ficamos tanto tempo separados. Nós não temos vários candidatos. Nós temos só uma cara. Não temos duas caras. E o Rotta tá aí, é esse cara bonito. A gente não pode confundir humildade com servilismo. Nós vamos para a luta com muita garra e vamos ganhar essa eleição com muita garra. Manaus merece ser governada por quem tem energia, honra. O Rotta vai me ajudar a tocar projetos muito mais audaciosos. Eu não quero virar a página da minha relação com Manaus. Nós queremos ser julgados pela sinceridade, pelo povo que tem 346 anos de sabedoria".

Aliança

De segundo colocado nas pesquisas (de acordo com Artur Neto) à vice na chapa de Artur, Marcos Rotta, agradeceu Braga por não ter sido tratado como "peão de xadrez" por ele.

"Eu e Artur faremos muitas parcerias com o (Michel) Temer. Eu não estaria aqui se não fosse pelo relator do orçamento da União. Obrigado, Braga! Obrigado por não me deixar ser tratado como um peão de xadrez. O Eduardo não faz isso. O Eduardo sempre me tratou com muito respeito e agradeço a ele por nós permitir que fizéssemos uma aliança em favor da cidade de Manaus. O que eu mais tenho ouvido da população é: não permita o fechamento dos Caimi's, dos Caic's. E o Artur já esteve com o Temer e vai assumir a responsabilidade por aqueles que governam Manaus com irresponsabilidade", disse.

Eduardo Braga disse que "o povo de Manaus anseia por respostas e por soluções e não tem festa de Olimpíadas que impeça o povo de vir mostrar o caminho que quer seguir". "Estão aqui homens e mulheres que querem. Respostas. Nós estamos aqui reconhecendo q temos diferenças, mas iguais não se somam, diferentes se somam. O que há de errado é se fazer acordos de madrugadas para fechar Caics, Caimi's", disse Braga.

"O povo de Manaus quer uma aliança unida para enfrentar os problemas. Nós não podemos ver o que está ocorrendo na saúde pública e ficar de braços cruzados. Quando o Artur conversou comigo eu disse: vamos falar com o Temer. O governo federal não vai nos dar as costas. O povo não pode ficar sofrendo com a falta de investimentos, segurança, saúde. A candidatura do Artur ganha um reforço muito grande", completou o peemedebista.

Até a semana passada, o plano A do PMDB era o deputado federal Marcos Rotta que acabou sendo anunciado na quinta-feira (4) como vice na chapa do prefeito Artur Neto (PSDB) num arranjo que deixou de fora, dentre outros, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) Josué Neto (PSD), apadrinhado do senador Omar Aziz. E que evidenciou o cisma do grupo que venceu Braga em 2014.

O ex-deputado Sabino Castelo Branco, presidente estadual do PTB, disse que "chegou a hora de separar as crianças dos grandes".


"Nós vamos para as ruas e há um exército nos esperando. É com esse time Manaus terá só um turno. Vamos vencer no primeiro turno. Nós não vamos ter hora para trabalhar e o Artur e o Rotta vão dar continuidade a esse projeto. Brevemente teremos o senador Eduardo Braga governador do Amazonas. É para isso que nós trabalhamos", afirmou.



Vão-se os anéis, ficam os dedos

A chapa é formada uma semana após o senador Omar Aziz (PSD) declarar apoio à reeleição de Artur à prefeitura de Manaus. Nos bastidores, esperava-se o anúncio do deputado Josué Neto (PSD) como o possível nome a vice do atual prefeito.

Na quarta-feira (3), o senador Omar Aziz (PSD) anunciou o rompimento da aliança com o prefeito Artur Neto por conta da aproximação do tucano com o senador Eduardo Braga. O anúncio foi feito em entrevista a uma rádio local.

No dia 23 de julho, o PSD, comandado no Amazonas pelo senador Omar Aziz, declarou apoio à reeleição do prefeito Artur Neto, durante reunião partidária realizada no restaurante Toscana, localizado na Rua Herman Lima, Conjunto Aruanã, Estrada da Ponta Negra.

Data limite

O prazo para a realização de convenções partidárias para as eleições municipais de 2016 se encerra à meia noite de hoje, data em que todos os nomes que disputarão o comando de prefeituras e Câmaras de Vereadores devem ser definidos.

O prazo limite é definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina ainda que durante as convenções os pré-candidatos oficializem suas propostas e os partidos que farão parte do projeto político. Na convenção, também é realizado o sorteio dos números os quais os candidatos a vereador concorrerão ao pleito, além de aprovado o nome da coligação.

Comentários