O Estado Islâmico voltou a ganhar o mundo depois dos ataques em Paris na sexta-feira (13). No entanto, são muitas as pessoas que não entendem a origem do grupo e, ainda, as doutrinas que regem.
Por isso, a BBC montou um guia com as principais perguntas e respostas para entender.
Por isso, a BBC montou um guia com as principais perguntas e respostas para entender.
1. O que é e o que quer o Estado Islâmico?
O grupo estabeleceu o que é chamado de califado, uma forma de Estado dirigido por um líder político e religioso. O grupo controla, hoje, um território que engloba partes da Síria e do Iraque.
2. Qual é sua origem?
Tudo começou em 2002, quando o falecido jordaniano Abu Musab al-Zarqawi criou o grupo radical Tawhid wa al-Jihad. Depois da invasão dos Estados Unidos ao Iraque, o grupo se juntou a Osama bin Laden e fundou as bases da Al Qaeda no país. Em 2006, a Al Qaeda criou uma organização alternativa chamada "Estado Islâmico de Iraque" (Isi, na sigla em inglês). Em 2010, Abu Bakr al-Baghdadi se tornou o novo líder, resconstruiu a organização e realizou múltiplos ataques. Depois, o grupo se expandiu e, em 2014, declarou ter criado um califado e mudou seu nome para "Estado Islâmico".
3. Quanto território o grupo controla?
Segundo estimativas da BBC, são ao menos 40 mil km² no Iraque e na Síria, quase o equivalente ao território da Bélgica. Mas outros analistas afirmam que são cerca de 90 mil km², o mesmo que toda a Jordânia.
4. Quantos membros tem?
Autoridades americanas dizem que o grupo conta com cerca de 15 mil combatentes. No entanto, o especialista em segurança iraquiano Hisham al-Hisham estima um número maior: entre 30 mil a 50 mil.
5. Como se financia?
O EI alega que tem US$ 2 bilhões (R$ 7,6 bilhões) em dinheiro. Esse montante faz com que seja o grupo insurgente mais rico do mundo. No começo das operações, o dinheiro vinha de pessoas de países árabes do Golfo Pérsico, como Catar e Arábia Saudita. Agora, o EI consegue se sustentar ao ganhar milhões de dólares com o petróleo e gás dos campos que controla. Além disso, contam com receitas provenientes de impostos e de atividades ilícitas, como contrabando e sequestro.
6. Por que suas táticas são tão brutais?
Os membros do grupo fazem uma interpretação extrema do ramo sunita do Islã e acreditam ser os únicos reais fiéis. Assim, atacam muçulmanos e não muçulmanos.
Do Portal do Holanda
Comentários
Postar um comentário
Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário