Informatica

Sabá, um brasileiro!

Não postarei, hoje, as costumeiras fotos do por do sol na orla de Santarém, por um motivo bem prosaico.

Por Nilson Vieira


Nilson Vieira
"Sabá, um brasileiro, agricultor, pescador e guia turístico do Lago do Maicá"Para mim o por do sol hoje se deu muito cedo, logo depois de ele ter nascido lá para as bandas do Arapemã, por volta de sete horas da manhã. Foi nessa hora em que tomei conhecimento que o nosso amigo Sabá, agricultor, pescador e guia turístico no Lago do Maicá, perderá sua casa, sua morada e seu modo de viver. Ele acabou de ser informado que a área onde ele mora por cerca de 30 anos, ao longo dos quais ele tentou documentar como propriedade sua, em vão, já tem dono, supostamente com documento e tudo: uma das empresas que pretende construir terminais graneleiros na entrada do Lago do Maicá. Um dos prepostos dessa empresa informou a ele e outros moradores que lá residem, que suas áreas serão desapropriadas e eles serão removidos para outro local.
Há algumas perguntas, no entanto, que teimam em martelar minha cabeça, para as quais não encontrei resposta até agora. A Prefeitura Municipal de Santarém pode usar recursos públicos para viabilizar a instalação de empresas privadas nessa ou em qualquer outra área? A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, ao arrepio da lei, mais uma vez, vai autorizar a construção desses terminais naquela Área de Proteção Ambiental? A Câmara Municipal de Santarém vai colocar em votação e autorizar a modificação do Plano Diretor da Cidade, o que tornará aquela área portuária, o que é proibido até então? A Prefeitura continuará a negar ao Ministério Público do Estado que esteja planejando a construção dos portos graneleiros, quando, na surdina, trabalha dia e noite para isso? Quem ganhará se e quando todas essas questões tiverem resposta afirmativa, por parte de nossas autoridades?
Enquanto essas respostas não vêm, Sabá, um brasileiro humilde, agricultor e pescador, exímio guia dos meandros do Lago do Maicá, vive a angústia de não saber o que será dele e de sua família, no dia de amanhã. Pelo jeito não será apenas o Maicá, com as maravilhas da fauna e da flora amazônica que esconde e mostra, que receberá um golpe de morte! Sabá e tantos outros moradores na mesma situação, também serão irremediavelmente golpeados!
Foto 1 – Sabá, um brasileiro, agricultor, pescador e guia turístico do Lago do Maicá
Foto 2 – Os moleques do Lago do Maicá, brincando na área onde serão construídos os portos
Foto 3 – A casa do Sabá, no Lago do Maicá, clicada pela Emi Okada Pereira.

#Vamosrepercutir

Comentários