Informatica

Massacre bicolor no domingo se une a resultados em 2013 e 2014,

“O 9 a 0”: São Francisco leva terceira goleada do Paysandu em três anos

Massacre bicolor no domingo se une a resultados em 2013 e 2014, quando o
São Francisco também perdeu por placares elásticos para o Papão, em Belém

Por GloboEsporte.com Santarém, PA
Em 2014, São Francisco perdeu no Mangueirão e viu Papão festejar centenário com goleada (Foto: Akira Onuma/O Liberal)

A goleada do Paysandu sobre o São Francisco no domingo, por 9 a 0, no estádio da Curuzu, em Belém, pode ter surpreendido muita gente, mas não é algo tão fora do comum na história dos confrontos entre as equipes. Os nove gols assustam, mas não é a primeira vez que o Leão santareno perde para os bicolores por um placar elástico em Campeonatos Paraenses. Em três edições do estadual, esta foi a terceira vez que isso aconteceu.


O 9 a 0 encerra a participação do São Francisco no Parazão 2015 de forma melancólica. Até a partida contra o Paysandu, os azulinos eram os líderes da chave A e tinham boas chances de classificação às semifinais da Taça Estado do Pará, segundo turno estadual.Um cenário parecido com o encontro entre Leão e Papão no primeiro turno do Parazão 2014, quando as equipes se enfrentaram no estádio Mangueirão.


A partida era comemorativa para os bicolores, que completaram 100 anos de fundação no dia 2 de fevereiro do ano passado. O São Francisco precisava da vitória para confirmar sua classificação ao mata-mata da Taça Cidade de Belém, mas a festa foi mesmo do Paysandu. Com gols de Lima (duas vezes), Yago Pikachu (duas vezes), Leandro Carvalho e Bruninho, o Papão atropelou seu adversário e venceu por 6 a 0. Com o placar, os santarenos também ficaram de fora das semifinais e o treinador da época, Joaci Moura, perdeu o emprego após a derrota.

O 9 a 0 na Curuzu marcou a despedida do Leão do Parazão 2015 (Foto: Fernando Torres/Ascom Paysandu)

Em 2013, o confronto foi válido pela semifinal do primeiro turno. No primeiro jogo, na Curuzu, o Paysandu fez seis novamente: três de Rafael Oliveira, dois de João Neto e um de Djalma. Caçula, de pênalti, descontou para o São Francisco e o placar foi 6 a 1. Na partida de volta, os bicolores ainda venceriam por 2 a 0 em Santarém, eliminariam os azulinos e causariam a demissão do então técnico Osvaldo Monte Alegre, que entregou o cargo depois dos confrontos.


Para o comentarista esportivo do Sistema Tapajós de Comunicação (STC), Paulo Tihamer, os resultados do São Francisco são consequências de erros das diretorias que comandaram o clube durante esses anos.


- Já virou um hábito nos campeonatos estaduais. Todo o ano que os bicolores jogam com o São Francisco, têm que golear de seis. Ontem foi de nove. E o São Francisco construiu esse 9 a 0 quando trouxe uma comissão técnica de fora, sem conhecimento do futebol daqui, quando fez um grupo de jogadores fraco. As escolhas foram todas erradas e o resultado está aí agora. Essa goleada está aí para mostrar que não se pode fazer mais futebol amador da forma que está acontecendo no Pará e, principalmente, em Santarém – afirmou em entrevista no Bom Dia Santarém.

Comentários