Informatica

Presidente do Holanda fala da esculhambação que é o campeonato amazonense


Presidente do Holanda critica futebol do AM e anuncia: "Não participo mais. Após rebaixamento para a segunda divisão local, Paulo Radin citou "falta de bom senso e responsabilidade" e afirma que não retorna mais ao futebol amazonense

Por Isabella Pina Manaus

Não que seja a razão principal, mas o time do Holanda foi rebaixado para a série B do Campeonato Amazonense neste fim de semana e pode não retornar ao futebol profissional na temporada de 2015. Há sete anos em funcionamento, talvez o fim da equipe, que já disputou a série C do Brasileiro e campeã amazonense de 2008 esteja próximo. Paulo Radin, presidente do clube conversou com o GloboEsporte.com e admitiu sua retirada do futebol local: “Cansei!”.

Radin criticou 'calendário maluco' e definiu saída (Foto: Adeilson Albuquerque)

Inicialmente questionado sobre um breve retrospecto da temporada e erros que culminaram no rebaixamento do Holanda, ele foi justo ao admitir que a equipe apenas cumpriu tabela. A declaração, no entanto, ficou em segundo plano durante a conversa. Sem grandes esperanças em uma utópica melhoria do cenário futebolístico local, o cartola não poupou críticas e declarou sua saída definitiva do ‘meio’.
- Eu, Paulo Radin, não participo mais dessa ‘esculhambação’. Cansei. Não me envolvo mais no Campeonato Amazonense. Por anos tenho sido voz solitária ‘lá’ dentro e cansei. Sempre critiquei, apresentando soluções, opções e nada mudou.

Entre as críticas tradicionalmente tecidas por Radin, o calendário local sempre foi o ponto principal dos questionamentos. Com apenas nove jogos 'certos', à exceção das partidas de semifinais e finais, os clubes que não garantem a classificação ficam à mercê do marasmo, resultando no "calendário maluco".

- Por fim, é algo que não vale a pena. É uma palhaçada esse calendário maluco. É, no mínimo, uma falta de bom senso e de responsabilidade, e eu não tenho problema em falar isso. Não tem nada a ver com ir à segunda (divisão) ou ficar na A. Tenho muita gratidão com todos, com a imprensa, que por alguns buscou nos ajudou, mas não ficarei mais nisso – declarou.

- Se o Holanda vai deixar de existir? Não sei. Tem outras pessoas que fazem parte do time, nunca fui só eu. Tem o resto do pessoal, e vamos ver o que pode ser feito. Só repito: eu estou fora. Não participo mais disso.


Campanha em 2014 e rebaixamento

Holanda teve apenas uma vitória em todo o campeonato (Foto: Marcos Mendonça)

Sobre a queda para a série B - o que, reitera, que não influenciou de forma alguma em sua saída -, Paulo Radin afirma que o time entrou sem qualquer ambição em conquistar o título. No início do ano, seu filho sofreu um grave acidente de carro e, obviamente, tirou o foco do presidente. ‘Atrasados’ para declarar a desistência da disputa, a Laranja apenas cumpriu tabela.

- Nós tínhamos um planejamento feito, tanto para a Copa São Paulo quanto para o Estadual. Aí veio o acidente do meu filho. Pensamos até em não competir, mas já tinha ultrapassado o prazo para a desistência e sofreríamos uma séria penalidade, o que seria pior que o rebaixamento. O jeito foi improvisar, fazendo o campeonato. Cumprimos tabela. Estamos agora só colhendo o resultado. A melhor hipótese era permanecer na A, claro. Não há demérito ter descido ou ficado, é tudo consequência de um momento. Em todos os jogos fomos de igual pra igual. Temos a segunda ou terceira melhor defesa. O ataque é o pior. Mas enfim, não tem nenhum lamento.

Comentários