Postagem em destaque

Com altos níveis de mercúrio no sangue, santarenos estão sob risco de efeitos tóxicos

Professora Doutora, Heloísa avaliou os níveis de concentração de mercúrio no sangue de pessoas que vivem na região de Santarém. Décadas...

Grupo do Blog

quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Governador Omar Aziz destaca alinhamento operacional para a Copa

Governador Omar Aziz destaca investimento em segurança durante abertura da reunião de alinhamento operacional para a Copa

FOTO: ALEX PAZUELLO/AGECOM

O governador Omar Aziz abriu na manhã desta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, a reunião de Alinhamento e Integração dos Planos Operacionais para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O evento, que também contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reúne representantes de todos os órgãos das esferas federal, estadual e municipal envolvidos na organização do Mundial, que terá Manaus como uma das 12 sedes. Do salão Solimões, do Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro, onde a reunião acontece, o governador acompanhou o ministro a uma visita na obra da Arena da Amazônia, que se encontra em fase final de conclusão.

A área de segurança foi tratada como um dos destaques do plano operacional para a Copa em Manaus, durante a abertura da reunião. Segundo o governador, estão sendo investidos cerca de R$ 40 milhões em um novo Centro de Monitoramento, que supera em grandeza o atual Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). “É um legado importante que vai ficar para a segurança, com investimentos de quase 40 milhões para monitorar toda a cidade”, disse o governador, ao completar que o maior legado da Copa para Manaus será a projeção da cidade para o mundo.

Para o governador, a reunião evidencia todo o esforço que vem sendo feito pelas pessoas anônimas que trabalham para que a Copa aconteça. “Quantas pessoas totalmente desconhecidas estão ajudado para fazer a Copa acontecer. Por trás dos jogos tem toda uma estrutura sendo montada”, lembrou o governador.

Já o ministro Aldo Rebelo ressaltou a importância do trabalho integrado e do alinhamento entre as três esferas de governo para o sucesso do evento. “É uma reunião de trabalho entre servidores do Governo Federal, do Estado e da Prefeitura que passa a limpo todos os planos operacionais da Copa – como vai funcionar o aeroporto, a saúde, o transporte e a segurança”, observou. De acordo com Aldo Rebelo, a segurança será coordenada pelo Governo do Estado, sob o comando da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), porém entrosada com as forças armadas, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e outros os órgãos federais.

Aldo disse confiar no sucesso da Copa em Manaus e em todo o Brasil, a julgar pela realização de outros eventos recentes como a conferência Rio +20 e a visita do Papa Francisco e citou a segurança e o bom acolhimento como pontos cruciais da preparação. O ministro também ressaltou o impacto que a Copa trará para a cidade, citando pesquisa do Ministério do Esporte, com jornalistas internacionais, que classificou a cidade como o terceiro destino mais visado durante os jogos, depois do Rio de Janeiro e São Paulo. Por isso, ele disse acreditar que a Copa projetará Manaus para o turismo e como destino de eventos. “A cidade se credencia para destino turístico importante. O Brasil e o mundo vão passar a concebê-la numa escala que até então não conheciam”.

Visita à Arena – Após visitar a Arena da Amazônia e concluir que os trabalhos estão nos acabamentos finais, o ministro Aldo Rebelo elogiou o principal palco da Copa 2014 em Manaus, que, segundo ele, faz jus ao projeto arquitetônico. “A Arena está adaptada ao ambiente da cidade e da região. Se encaixa na paisagem, é confortável e simples ao mesmo tempo e acho que assegura para a cidade não apenas um belo espetáculo na Copa, mas um benefício permanente”, disse o ministro. Neste domingo, dia 16, Rebelo volta à capital amazonense para acompanhar o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke em visita de inspeção ao estádio da Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário

Flash