Informatica

Governador Omar Aziz destaca alinhamento operacional para a Copa

Governador Omar Aziz destaca investimento em segurança durante abertura da reunião de alinhamento operacional para a Copa

FOTO: ALEX PAZUELLO/AGECOM

O governador Omar Aziz abriu na manhã desta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, a reunião de Alinhamento e Integração dos Planos Operacionais para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O evento, que também contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reúne representantes de todos os órgãos das esferas federal, estadual e municipal envolvidos na organização do Mundial, que terá Manaus como uma das 12 sedes. Do salão Solimões, do Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro, onde a reunião acontece, o governador acompanhou o ministro a uma visita na obra da Arena da Amazônia, que se encontra em fase final de conclusão.

A área de segurança foi tratada como um dos destaques do plano operacional para a Copa em Manaus, durante a abertura da reunião. Segundo o governador, estão sendo investidos cerca de R$ 40 milhões em um novo Centro de Monitoramento, que supera em grandeza o atual Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). “É um legado importante que vai ficar para a segurança, com investimentos de quase 40 milhões para monitorar toda a cidade”, disse o governador, ao completar que o maior legado da Copa para Manaus será a projeção da cidade para o mundo.

Para o governador, a reunião evidencia todo o esforço que vem sendo feito pelas pessoas anônimas que trabalham para que a Copa aconteça. “Quantas pessoas totalmente desconhecidas estão ajudado para fazer a Copa acontecer. Por trás dos jogos tem toda uma estrutura sendo montada”, lembrou o governador.

Já o ministro Aldo Rebelo ressaltou a importância do trabalho integrado e do alinhamento entre as três esferas de governo para o sucesso do evento. “É uma reunião de trabalho entre servidores do Governo Federal, do Estado e da Prefeitura que passa a limpo todos os planos operacionais da Copa – como vai funcionar o aeroporto, a saúde, o transporte e a segurança”, observou. De acordo com Aldo Rebelo, a segurança será coordenada pelo Governo do Estado, sob o comando da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), porém entrosada com as forças armadas, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e outros os órgãos federais.

Aldo disse confiar no sucesso da Copa em Manaus e em todo o Brasil, a julgar pela realização de outros eventos recentes como a conferência Rio +20 e a visita do Papa Francisco e citou a segurança e o bom acolhimento como pontos cruciais da preparação. O ministro também ressaltou o impacto que a Copa trará para a cidade, citando pesquisa do Ministério do Esporte, com jornalistas internacionais, que classificou a cidade como o terceiro destino mais visado durante os jogos, depois do Rio de Janeiro e São Paulo. Por isso, ele disse acreditar que a Copa projetará Manaus para o turismo e como destino de eventos. “A cidade se credencia para destino turístico importante. O Brasil e o mundo vão passar a concebê-la numa escala que até então não conheciam”.

Visita à Arena – Após visitar a Arena da Amazônia e concluir que os trabalhos estão nos acabamentos finais, o ministro Aldo Rebelo elogiou o principal palco da Copa 2014 em Manaus, que, segundo ele, faz jus ao projeto arquitetônico. “A Arena está adaptada ao ambiente da cidade e da região. Se encaixa na paisagem, é confortável e simples ao mesmo tempo e acho que assegura para a cidade não apenas um belo espetáculo na Copa, mas um benefício permanente”, disse o ministro. Neste domingo, dia 16, Rebelo volta à capital amazonense para acompanhar o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke em visita de inspeção ao estádio da Copa.

Comentários