Informatica

Internet e músicas em 2014

Serviços de música por assinatura e rádios online irão atrair mais ouvintes e abrir espaço para novas empresas de música digital

A internet sempre foi a inimiga dos executivos do mundo da música. Ela facilita a pirataria, solapa as vendas de CDs e estimula as pessoas a baixarem músicas isoladas ao invés de comprá-las às dúzias. Mas ela deve dar aos executivos motivos para cantar em 2014.

Os serviços de assinatura como o Spotify, que permite aos usuários ouvir música em streaming através de uma taxa mensal ou em troca da audição de anúncios publicitários, irão atrair mais ouvintes. Serviços de rádio online como o Pandora também. E mais empresas de música digital serão abertas.

A popularização de smartphones e planos de dados ilimitados tornarão esses serviços portáteis de música mais atraentes para os ouvintes. O streaming ainda responde por uma parcela pequena no setor global da música, mas irá impactá-lo nos próximos anos. Como um roqueiro popular que se desgasta só para tentar um retorno uma década depois, o combalido setor da música provavelmente nunca irá reconquistar seu vigor anterior. Mas mesmo um crescimento modesto é uma notícia bem-vinda.

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