Informatica

Detran-RR de Roraima sai na frente com instalação de chips em veículos.

O Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR), anunciou na quinta-feira, 30, que os condutores de veículos com placa final 1 já devem procurar o órgão para agendar a instalação dos chips de monitoramento eletrônico. A instalação deve ter início dia 17 de fevereiro.

A iniciativa segue o cronograma de implantação do Sistema de Identificação Automática de Veículos (Siniav) no Estado. O valor da taxa é de R$ 95,67, mais R$ 49,93 (licenciamento veicular), que podem ser pagos até o final de março para veículos com essa numeração.


Com a instalação das primeiras tags (leitores), o que está previsto para o próximo mês, o monitoramento da frota já deverá ser feito. Edgilson Dantas apresentou o primeiro ponto móvel de monitoramento, um veículo modelo Doblô equipado com antena, computadores, sensores, câmeras e gerador.

O Doblô estará presente principalmente nas blitz do Detran, além de outras ações em parceria com as polícias de Roraima. A previsão é de que mais dois automóveis cheguem já nos próximos dias.

O sistema vai ajudar a evitar roubo e furto de veículos e cargas, controlar tráfego, localizar veículos roubados, além de outras funcionalidades.

Na prática, um chip eletrônico com os dados do veículo como placa, marca, modelo, ano de fabricação e cor deverá ser instalado em todo os veículos. Caso um veículo sem o chip passe por uma antena, rapidamente será identificado e abordado por uma autoridade de segurança.

A medida é obrigatória para todos os veículos terrestres do território nacional. O equipamento deve ser instalado até julho de 2015, em toda frota nacional, estimada em 70 milhões de unidades. Leia mais no site do Jornal Folha de Boa Vista.

Comentários