Informatica

Forte chuva no inicio da tarde em Manaus causa alagamentos e deslizamentos de barrancos.

A forte chuva que atingiu a cidade no início da tarde desta terça-feira (19), causou diversos estragos, entre eles alagamentos e deslizamento de barrancos, mas sem vítimas.

Alagamentos e deslizamentos de barrancos são registrados por causa da chuva



Chuva forte caiu na cidade - foto: Alberto César Araújo

De acordo com a Defesa Civil de Manaus, o órgão foi notificado da chuva pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) cerca de meia-hora antes.

"As imagens do radar meteorológico mostraram a aproximação de uma nuvem convectiva cerca de 40km a sudeste de Manaus. Este sistema deve alcançou o município de Manaus às 12h, provocando pancadas de chuva com descargas elétricas e possíveis rajadas localizadas de vento", informou o Sipam.

Até às 14h desta terça, a Defesa Civil registrou 19 ocorrências: dez alagamentos, nos bairros Jorge Teixeira, Comunidade Santa Inês, Grande Vitória, Nossa Senhora de Fátima, Monte Sião, Colônia Antônio Aleixo, Bairro Novo, São Lázaro e Amazonino Mendes; três deslizamentos de barrancos, nos bairros Nova Vitória, Jorge Teixeira e Santa Inês; dois desabamentos de muros, João Paulo e Flores; um risco de desabamento de casa, Nossa Senhora de Fátima; um desabamento parcial de casa, no Jorge Teixeira, e um risco de desabamento de muro, também no Jorge Teixeira.

Mais chuvas até o fim do mês


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira choveu cerca de 59 milímetros de água e as rajadas de vento chegaram a atingir 44,3 km/h.

O Inmet informa que até o fim do mês de novembro, as chuvas devem ficar acima da média e que a de que a possibilidade que se repitam chuvas com a mesma intensidade de hoje se repitam.

O meteorologista Gustavo Ribeiro explica a razão disso. "estamos na transição entre a estação seca e a chuvosa, época esta comum a ocorrência de tempestades, sendo por vezes acompanhadas de trovoadas, desgargas elétricas e rajadas de vento", fala.

Comentários