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Comércio no Centro de Manaus aposta em alta de até 8%

MANAUS - A redução das vendas do comércio em setembro pode ter alcançado retração de 30%, um dos piores índices dos últimos 10 anos, segundo a Associação Comercial do Amazonas (ACA). Para evitar que novas baixas ocorram durante o Natal, principal data para o comércio, a associação buscará promover eventos em parceria com empresas e governo estadual e municipal no Centro da cidade durante o mês de dezembro.
Expectativa de vendas para o Natal divide opiniões de representantes comerciais em Manaus. Foto: Walter Mendes/Jornal do Commercio

O presidente da entidade, Ismael Bicharra, conta que a entidade busca contato com o secretário municipal da requalificação do Centro, RaphaelAssayag, o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, o coronel da PM Almir Davi e o presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Davi, para que sejam organizados eventos no Centro que sirvam como atrativo para o consumidor. “No ano passado houve a possibilidade dos corais andarem no centro da cidade. Levamos o carro da Coca-Cola caracterizado, Mamães Noéis, eventos que levaram as pessoas para o Centro. Este ano queremos repetir esses eventos, mas com uma melhor organização e abarcar novos”, contou.

Ismael Bicharra comentou que a expectativa é de que se consiga ao menos repetir os números conquistados no ano passado. “Tivemos quedas com o fechamento dos bancos, em virtude da substituição tributaria além dos graves problemas enfrentados pela logística, precisamos buscar formas de manter o comércio aquecido”.

CDLM prevê crescimento de 8%

O presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas de Manaus (CDLM), Ralph Assayag, no entanto minimiza a preocupação, alegando que a queda nas vendas em setembro se deu em virtude do elevado número de feriados. Para o Natal, ele projeta um crescimento de até 8% em relação a 2012. “Setembro foi ruim por que tivemos muitos feriados em uma quinta, fazendo com que a semana toda fosse perdida. O comércio acabou tendo quase uma semana a menos este mês. A previsão de crescimento nas vendas para o fim do ano é de 8% sobre o que foi registrado ano passado. Influenciado muito pelos R$ 1,6 bilhão que serão injetados pelo 13º”, destacou.

Ralph também descartou ações coletivas elaboradas pela entidade para o fim do ano. “Natal é uma situação à parte. Diferente de todo o resto do ano. Fazemos ações conjuntas em períodos em que as vendas tendem a diminuir. No Natal, elas crescem, então cada loja toma à medida e faz a promoção que achar melhor para si”.

O vice-presidente da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio), Aderson Frota, considera que é meio imprevisível o que as vendas apresentarão no final do ano, mas acredita em superar os números de 2012. Segundo Aderson, 2013 foi um ano que começou com bom crescimento mas acabou ficando morno. “Ano passado foi atípico com grandes reduções, então mesmo com um ano morno devemos superar ano passado. Nas reuniões da Fecomércio, a expectativa que se tem é de um crescimento para o fim do ano em torno de 6 a 7%”, destaca.

* Reportagem de Osvaldo Henriques


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