Informatica

Maestro rege a orquestra no maracanã

Seedorf  o maestro do maracanã

Do UOL

O Botafogo é o novo líder do Campeonato Brasileiro. O time bateu o Vitória por 2 a 0 nesta quinta-feira, no Maracanã, se aproveitou da derrota do Cruzeiro e assumiu a primeira colocação. O triunfo só ocorreu porque o xodó Vitinho desencantou após sete jogos de seca – o último gol marcado foi contra o Bahia, na Batistão, em Aracaju. Elias completou o placar no segundo tempo.

Em seu primeiro jogo como mandante do Maracanã, o Botafogo contou com o apoio da sua torcida, que compareceu em bom número. Empolgados com a possibilidade de retomar a liderança do Campeonato Brasileiro, os alvinegros empurravam a equipe, que demorou a se livrar da pressão inicial do Vitória.


Aos poucos, Seedorf começou a tomar conta das ações no meio de campo e ditar o ritmo do jogo. Em menos de 15min, o Botafogo já havia finalizado duas vezes a gol. A mais perigosa com Vitinho, que sozinho preferiu o cabeceio, quando tinha espaço para dominar dentro da área.

O Vitória fazia uma forte marcação e apostava nos rápidos contra-ataques para assustar o Botafogo, que, por sua vez, não sabia o que fazer quando chegava à intermediária do adversário. Os cruzamentos para a área eram facilmente anulados pela defesa baiana, que permanecia organizada em campo.

E o Botafogo conseguiu abrir o placar. Gabriel deu belo passe para Seedorf dentro da área. O holandês não foi fominha e rolou para Vitinho, sem goleiro, estufar as redes aos 31min. Apesar da vantagem, o Alvinegro manteve a pegada e a vontade de ampliar. Porém, esbarrou na falta de pontaria e na forte marcação do Vitória até o intervalo.

Diferentemente do que ocorreu contra o Flamengo, o Botafogo manteve a postura agressiva no segundo tempo. Em menos de cinco minutos, os donos da casa já haviam chegado em três oportunidades. O segundo gol só não saiu na cabeçada de Lodeiro porque Wilson fez grande defesa.

Passada a pressão inicial, o Vitória saiu para o jogo e quase empatou. Marcelo Mattos errou passe e os visitantes só não empataram com Maxi Biancucchi porque Dória salvou no último segundo.

A partir meio do segundo tempo, o jogo ficou mais aberto e a torcida do Botafogo ficou aflita. O medo de levar novo gol no fim da partida, como ocorreu contra o Flamengo, no último domingo, era visível. Mas foi aí que voltou a aparecer o talento de Seedorf. O camisa 10 deu nova assistência, dessa vez para Elias, que entrou no lugar de Vitinho. O atacante teve calma, tocou na saída de Wilson e decretou a vitória.

O técnico Oswaldo de Oliveira ainda arranjou tempo para uma justa homenagem. Aos 40min, sacou Seedorf para a entrada de Gegê. A torcida aplaudiu de pé o holandês, que recebeu um longo abraço do treinador. Ansiedade, alegria, aplausos e liderança. "Olê, olê, líder, líder", ditou a saída dos torcedores do Maracanã.

Comentários