Informatica

Confusão na Rua Penetração Zona Leste de Manaus

Ambulantes entraram em conflito com a PM-AM durante desocupação de calçadas na Zona Leste de Manaus.



 (Foto: Patrick Mota/Rádio Amazonas FM/Reprodução)
Ambulantes entraram em conflito com a polícia, nesta terça-feira (27), durante a desocupação de calçadas da Rua da Penetração, no Bairro Amazonino Mendes, Zona Leste de Manaus. Segundo feirantes, algumas pessoas ficaram feridas durante a ação.
De acordo com o peixeiro Adson da Silva, que tem ponto legalizado em uma feira da área, a polícia agiu com violência durante a abordagem aos feirantes que ocupavam as calçadas.
"Os policiais chegaram batendo, tomando os produtos das pessoas e colocando no caminhão para levar. A Polícia foi agressiva, inclusive com as mulheres. Logicamente, a reação das pessoas é não deixar que seus produtos sejam levados", disse.


O tenente Almeida Lima, da Polícia Militar, afirmou que a polícia tentou garantir a circulação de veículos no local, já que os ambulantes estariam atrapalhando o trânsito. Ele negou que as equipes tenham atuado com violência. "As pessoas colocaram barricadas na via para impedir a passagem de veículos. Houve uma ação da Prefeitura para retirar as bancas e isso gerou esse tumulto. Não houve confusão e também não houve disparos", disse.

Os ambulantes teriam sido notificados há dois meses para sair do local, segundo a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab). A assessoria da pasta informou ao G1 que os moradores foram convidados a buscarem a regularização junto à Prefeitura de Manaus, que encaminharia os trabalhadores para dentro da Feira do Mutirão, na Zona Leste, ou para outras feiras da capital.

Policiais foram chamados para desobstruir via interditada por ambulantes na Zona Leste de Manaus (Foto: Patrick Mota/Rádio Amazonas FM/Reprodução)

Segundo a Sempab, durante a ação foram apreendidas cinco barracas. A secretaria também afirmou que encontrou frutos vencidos em algumas bancas e notificou os donos. Os ambulantes que ainda não têm lugar para trabalhar devem procurar a Sempab para regularizar a situação.

Segundo Adson da Silva, os espaços oferecidos pela Prefeitura na Feira do Mutirão são pequenos e inadequados para trabalhar. "Não há um projeto para remanejar os ambulantes. A Prefeirura quer oferecer 70cm dentro da Feira do Mutirão. Querem botar as pessoas imprensadas, justamente para que elas desistam.

Comentários