Informatica

Adeus Governador Almir Gabriel

Confesso que sua partida não me pegou de surpresa, porém não imaginava ser fragilizado por sentimento tão forte, quando a notícia de sua morte me foi passada, logo cedo pelo amigo Nicias Ribeiro. Chorei.


por Oti Santos (*)



Estava em Belterra, acompanhando a sessão ordinária, a primeira do ano da Câmara Municipal, agora com 11 Vereadores. Logo transmiti a todos o fato fúnebre e imediatamente o encontro foi suspenso após a guarda de um minuto de silêncio.

Ainda bem que estava lá, no coração do município criado por um dos atos de coragem que sempre nortearam o seu perfil como homem público.

A gratidão ao governador que acreditou na viabilidade de Belterra como município é perene. Lembro da luta travada pela emancipação a partir do projeto apresentado na Assembleia Legislativa do Pará em 1989, inclusive junto aos seus antecessores, nada menos que três governadores, que sempre encontravam como óbice à criação do município o fato de Belterra pertencer à União.

Foram nada menos que seis anos de muita ansiedade, que o digam os deputados Nicias Ribeiro, Antônio Rocha, Wandenkolk Gonçalves, Wilmar Freire e tantos outros, até a sanção da Lei 5.928, em 28.12.1995.

A admiração também é inabalável pelas virtudes que caracterizaram o seu perfil de governante, dentre as quais, firmeza e honestidade.

Descanse em paz, amigo, e o muito obrigado dos belterrenses.

- – - – - – - – - – - – - -

* É advogado e jornalista. Foi o 1º prefeito de Belterra.

Comentários