Informatica

Intervenção no trânsito próximo arena da Amazônia


Durante reunião foi informado que o Fan Fest na Praia da Ponta Negra também terá intervenções semelhantes durante 30 dias de eventos relacionados à Copa.

Do G1 AM

 



Durante reunião foi informado que o Fan Fest na Praia da Ponta Negra também terá intervenções semelhantes durante 30 dias de eventos relacionados à Copa (Foto: Adneison Severiano G1/AM)

Manaus terá intervenções no trânsito e de segurança nas áreas próximas à Arena Amazônia, Zona Centro-Oeste, durante dias de jogos da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (15), pelo coordenador da UGP Copa do Governo do Amazonas, Miguel Capobiango, durante apresentação do Plano de Mobilidade.

As ações de mobilidade foram avaliadas pela Fifa e aprovadas em maio do ano passado. O Plano teve como base os dados do estudo feito pela UGP Copa, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) e Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU). O levantamento apontou que 69% dos torcedores chegarão ao estádio por meio de transporte coletivo, 20% com transporte especial e os demais por veículo particular ou a pé.

]Diante do resultado, os órgãos envolvidos pretendem incentivar o uso do transporte coletivo para facilitar o deslocamento ao estádio e garantir a segurança na área da Arena. "A priorização do transporte público se dar por questões de segurança. Nós temos que criar o perímetro de segurança de um quilômetro, evitando a circulação de transporte individual sem controle. Todos os veículos serão vistoriados nos pontos estratégicos", afirmou o coordenador.

As intervenções vão ocorrer no raio de um quilômetro no entorno da Arena da Amazônia. As avenidas Constantino Nery, Djalma Batista e Pedro Teixeira estão entre as vias que serão interditadas durante os jogos do mundial.

Área de 1 km no entorno da Arena da Amazônia terá mudanças (Foto: Divulgação)

Segundo a Unidade Gestora, o trânsito estará restrito para carros de passeio. O acesso à Arena Amazônia - onde serão realizados quatro jogos do mundial - será feito apenas por meio de transporte coletivo e por pedestres. Além das linhas de ônibus normais, haverá frota extra em operação nos dias dos jogos. O quantitativo ainda não foi definido.


UGP Copa Manaus e Prefeitura acreditam que o sistema de transporte coletivo atual terá êxito durante mundial (Foto: Adneison Severiano G1/AM)

"Essa é uma tônica de grandes eventos no mundo inteiro. O transporte coletivo terá prioridade. Teremos faixas segregadas para que esses ônibus possam chegar mais rapidamente na arena sem transtornos no trânsito. Precisamos estimular as pessoas para que elas entendam que o transporte coletivo é a melhor alternativa", disse Capobiango.

O mapa com as intervenções também apresentou áreas onde estão sendo realizados estudos para estacionamos públicos e privados de veículos, que vão fazer o transporte de pessoas com deficiência física.

De acordo com o coordenador, o edifício garagem da Assembleia Legislativa do Amazonas em construção e o Centro de Estudos Avançados em Direito (Cead) serão utilizados para estacionamento durante os jogos.

"Teremos estacionamentos específicos. Esses locais serão estabelecidos no entorno da Arena. Desses locais teremos outros veículos fazendo o deslocamento dessas pessoas para a Arena. Outros bolsões de estacionamentos estão sendo definidos, estamos articulando com as universidades da área o uso dos estacionamentos", disse.

Obras da Arena da Amazônia

De acordo com Miguel Capobiango, a Arena da Amazônia está com 51,4% das obras concluídas. Atualmente, os trabalhos estão concentrados no lançamento dos pré-moldados, que deverão ser concluídos em abril. O próximo passo, segundo a UGP, será o erguimento da estrutura metálica a partir de maio. A previsão de conclusão da obra é de dezembro de 2013.

Comentários