Informatica

Ferroviaria até Santarém



Da Redação
Agência Pará de Notícias


A inclusão de Santarém, no oeste paraense, no Programa Nacional de Investimentos em Logística, lançado na última quarta-feira (15), em Brasília, foi recebida com entusiasmo pelos empresários e comerciantes do município. O programa prevê a construção de uma linha ferroviária que ligará a cidade a Lucas do Rio Verde (MT). A pavimentação da rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) também será concluída, consolidando um eixo logístico fundamental para o escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro.

Para o presidente da Associação de Comerciantes e Empresários de Santarém, Alberto Oliveira, a ferrovia representará um grande impulso no desenvolvimento de toda a região. “A facilitação do escoamento da produção do Mato Grosso pelo porto de Santarém fomentará a economia da região como um todo”, analisou. Outra vantagem apontada por ele é a questão ambiental. “Está provado que a capacidade de dano ambiental da ferrovia é bem menor que de uma rodovia, além de baratear o custo do transporte”, destacou.

Para o vice-governador Helenilson Pontes, que participou do lançamento do programa no Palácio do Planalto, a inclusão de Santarém na rota de investimentos é o reconhecimento de que o município é fundamental para a logística de transporte do Brasil. “Com a BR-163 concluída e a futura ferrovia, Santarém sai de um passado de décadas de isolamento e entra definitivamente na história da economia do Brasil”, frisou.

Apesar do anúncio, a construção da ferrovia deverá acontecer a médio e longo prazo, já que a estrutura que ligará Santarém ao Centro-Oeste do Brasil ainda está em fase de estudo. Helenilson Pontes, contudo, destacou a importância da nova rota, que beneficiará diretamente o Estado. O Pará vai ter mais alternativas para escoar a produção, salientou.

Além disso, os setores produtivos dos demais Estados brasileiros também serão beneficiados, com uma “logística de transporte mais barata e próxima dos grandes centros consumidores, a Europa, a Ásia e os Estados Unidos”, concluiu o vice-governador.

Logística – O programa foi apresentado pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Ao todo, R$ 133 bilhões serão investidos na ampliação e melhoria das malhas rodoviária e ferroviária do Brasil, R$ 79,5 bilhões nos próximos cinco anos e mais R$ 53,5 bilhões entre 20 e 25 anos após os investimentos iniciais. Somente para o setor de ferrovias, serão R$ 91 bilhões.

Além da Ferrovia Santarém-Cuiabá, também foi anunciado o prolongamento da Ferrovia Norte-Sul (EF-151), seguindo até o porto de Vila do Conde, em Barcarena, no nordeste do Estado. O traçado inicial da ferrovia previa a construção de 1,5 mil quilômetros de trilhos, cortando os Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás.

Em Brasília, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) apresentou emenda incorporando o trecho Açailândia/ Barcarena e, posteriormente, Belém/ Barcarena. Com isso, quando concluída, a Ferrovia Norte Sul terá nos dois trechos, 3,1 mil quilômetros de extensão.

Comentários