Informatica

Omar tem o Maior Índice de Aprovação

Na primeira pesquisa de satisfação realizada este ano, o governador Omar Aziz (PSD), alcançou um índice de aprovação que chega a 91,1% de aceitação pública.

Os dados foram publicados na pesquisa eleitoral, encomendada pela sigla PP e registrada no último dia 9 no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), realizada pela empresa Action Pesquisas de Mercado com 1.068 eleitores nas seis zonas da cidade de Manaus.

De acordo com o proprietário da Action, Afrânio Soares, o alto índice de aprovação do governo do Estado é explicado pela postura adotada por Omar Aziz, que, além de ter uma base de apoio grande, dá respostas rápidas a situações emergenciais e se envolve na solução dos problemas sendo o seu próprio porta-voz.

Na mesma pesquisa, o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PDT), teve um índice de rejeição em 43,3%. Ele tem dito que não irá disputar a reeleição, mas caso seja candidato, de acordo com a pesquisa da Action, somente conseguiria levar a disputa para o segundo turno em um cenário que não sofresse interferência direta do senador Eduardo Braga (PMDB) e de Aziz apoiando outros candidatos.
A presidente estadual do PP e deputada federal Rebecca Garcia, vai se reunir amanhã com o presidente nacional da sigla, senador Francisco Dornelles, para definir se será pré-candidata à Prefeitura de Manaus nas próximas eleições.

O encontro foi decidido na última segunda-feira, com base no resultado da primeira pesquisa eleitoral registrada no TRE, encomendada pelo PP, em que a parlamentar aparece em vantagem, caso fosse candidata a prefeita.

Segundo a pesquisa, num cenário com o senador Eduardo Braga (PMDB) fora da disputa pelo Executivo municipal, Rebecca Garcia abocanharia 20,9% dos votos do eleitorado manauense, seguida do ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB) (16,4%), e dos virtuais pré-candidatos: o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PDT), do vereador Hissa Abrahão (PPS) e do ex-senador Arthur Virgílio Neto (PSDB).

A deputada reafirmou a vontade de entrar na disputa, mas disse que depende do aval da executiva nacional para ser oficialmente lançada como pré-candidata do PP em Manaus.
Rebecca revelou ainda que pretende discutir o resultado da pesquisa com os líderes das siglas que comandam a base do governo estadual: o PMDB e PSD, liderados respectivamente pelo senador Eduardo Braga e governador Omar Aziz.

Essa ‘pressão’, por parte de Rebecca, pode não surtir efeito com Omar. Em recentes encontros, ele vem garantindo que não baseará o seu apoio em pesquisas eleitorais.
“Eu era o último na pesquisa e fui eleito o governador do Estado mais votado de toda a história. Pesquisa não dita pré-candidaturas. O meu pré-candidato será uma pessoa com capacidade para cuidar de Manaus”, garantiu o governador.

Comentários