Informatica

Ex prefeito chama amazonino de mentiroso

Ex Prefeito desabafa

O prefeito Amazonino Mendes assumiu falando mal da minha administração, dizendo que a Prefeitura estava quebrada. Desmontei todas essas acusações e mostrei que ele recebeu uma situação muito boa, com recursos em caixa, convênios e operações de crédito formalizadas, o que lhe permitiriam avançar muito na gestão.

Todos sabem que tudo o que fez até agora foi concluir o que deixei iniciado. E tem muita coisa que deixei iniciada, com dinheiro em caixa e ele não concluiu.

Ontem, na abertura do ano letivo, ele anunciou que pretende entregar 219 telecentros até o final do ano.

Se tivesse o mínimo de ética teria contado a história inteira. Já que ele não fez, vou fazê-lo daqui deste espaço.
Relembro.
Em 2007, o então deputado Marcelo Serafim (PSB-AM) apresentou emenda parlamentar em favor da Prefeitura de Manaus para a implantação de telecentros. A emenda foi aprovada, passou a integrar o Orçamento de 2008, mas os recursos não foram liberados.
Em dezembro daquele ano, quando já era conhecido o resultado da eleição, eu havia perdido e ele estava eleito, o MCT avisou-me que deveria apresentar o projeto para que o convenio fosse assinado e os recursos fossem empenhados, ficando em Restos a Pagar, ou seja, o dinheiro só seria liberado no ano seguinte quando obviamente eu não seria mais prefeito.
Se eu fosse um estúpido teria deixado escoar o tempo, não apresentaria o projeto e a emenda “cairia”. Eu, no entanto, não sou estúpido e tenho clareza da importância de se trazer recursos do Governo Federal para os municípios. Chamei dois competentes técnicos – Cristiane Sotto Mayor e Eraldo Bandeira – e determinei que fizessem o projeto, de tal forma que o convenio fosse assinado antes de 31 de dezembro daquele ano. Os dois cumpriram a missão e no dia 31 de dezembro eu assinei o convenio.
Portanto, com essa atitude garanti ao Amazonino já em 2009 mais de 12 milhões para implantar telecentros na rede municipal de ensino.
Em julho de 2009, o Ministro da Ciência e Tecnologia, meu amigo Sérgio Rezende veio à Manaus e tive com ele uma conversa sobre os mais variados temas na sede do INPA. Na oportunidade disse-me ele que os recursos daquele convenio estavam prontos para serem liberados. Eu pedi, embora não fosse mais o prefeito, que fizesse isso o mais rápido possível, e ele me disse que tão logo retornasse a Brasília procederia à liberação, o que de fato aconteceu no dia nove de julho de 2009.
Os detalhes do Convenio são os seguintes:
Número do Convênio SIAFI: 701527
Situação: Em Execução
Nº Original: 00182/2008
Objeto do Convênio: Implantar telecentros nas escolas publicas municipais urbanas e rurais.
Órgão Superior: MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA
Concedente: MCT-COORD. GERAL DE RECURSOS LOGISTICOS/DF
Convenente: PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS
Valor Convênio: 12.554.935,96
Valor Liberado: 12.554.935,96
Publicação: 16/01/2009
Início da Vigência: 31/12/2008
Fim da Vigência: 27/12/2012
Valor Contrapartida: 1.939.000,00
Data Última Liberação: 09/07/2009
Valor Última Liberação: 12.554.935,96
Dois anos e meio depois os telecentros ainda não são realidade, embora o dinheiro esteja em caixa, exatamente porque a gestão dele é ineficiente, para dizer o mínimo.
Seria bonito ele contar a historia toda e reconhecer a sua própria ineficiência, mas ele não tem humildade para isso. Por outro lado, é incapaz de reconhecer os méritos dos outros, muito menos ser grato a gestos desse tipo que só lhe ajudaram.
Quem quiser conhecer o registro do Convenio, acesse no Portal da Transparência do Governo Federal e confira:
http://www.transparencia.gov.br/convenios/DetalhaConvenio.asp?CodConvenio=701527&TipoConsulta=0ONTA A HISTÓRIA TODA, PREFEITO AMAZONINO!

 
Via Blog do Sarafa

Comentários

Postar um comentário

Seja bem vindo
que você achou?
Meta o dedo
Deixe seu comentário