Informatica

Drama da aviação no Amazonas

“A aviação regional na Amazônia está cada vez mais dramática. Pessoas continuam morrendo na Amazônia por acidente aéreo e por falta de acesso à aviação regional. Não há investimentos nos aeródromos, que estão sendo fechados por falta de segurança”. Essa foi uma das críticas feitas nesta terça-feira (28) pelo senador Eduardo Braga (PMDB) durante audiência pública realizada no Sendo para debater a aviação civil no Brasil.
O senador relatou a falta de estrutura na aviação regional, especialmente dos aeroportos do interior. Como exemplo, ele citou o aeroporto de Parintins, que foi fechado parcialmente pela Justiça Federal por insegurança causada pela existência de lixões, que atraem urubus e prejudicam pousos e decolagens na área. O senador criticou também os altos valores de passagens cobrados pelas companhias aéreas.
 

“Uma viagem Manaus-Eirunepé-Manaus, muitas vezes, custa o dobro de uma viagem Manaus-Miami-Manaus. Às vezes custa o triplo de uma viagem Manaus-São Paulo-Manaus. Precisamos que haja uma desoneração das tarifas, para que o usuário possa ter uma tarifa correspondente à necessidade do voo, e de uma política de aviação civil que seja competente com a necessidade que temos”, disse.
Braga lembrou que há mais de 10 anos se discute os problemas na aviação no País e na aviação regional, mas pouco foi feito pelo governo federal. Ele enfatizou que é preciso aumentar os canais de acesso dos usuários com os órgãos de controle para relatar dificuldades, especialmente dos que vivem na região Norte.
“As companhias aéreas, lamentavelmente por monopólio, por falta de concorrência, por falta de fiscalização, usam e abusam daqueles que precisam exclusivamente da aviação para poder se locomover. O povo do Acre, do Amazonas, de Roraima, não tem alternativa para ter acesso que não seja por aviação, não existe alternativa e nós lamentavelmente vivemos uma verdadeira ditadura, no que diz respeito às companhias aéreas, especialmente, as companhias aéreas regionais. Isso precisa acabar”, enfatizou.

Acidentes


Na audiência pública, Eduardo Braga lembrou ainda que a falta de infraestrutura na aviação regional tem ocasionado vários acidentes aéreos, como o ocorrido hoje na cidade de Manaus, que resultou na morte do piloto Antonio José de Almeida Maia. A aeronave, modelo Caravan, caiu logo após decolar de um aeroclube da capital.
“Lamentamos a morte do piloto e só não morreram outras pessoas porque o avião tinha ido abastecer no aeroporto internacional e voado para o aeroclube, que funciona como aeroporto regional, absolutamente improvisado, sem nenhuma condição de segurança”, criticou.
O senador relatou, ainda, o acidente ocorrido no último sábado (25), em que um avião que decolou da cidade de Eirunepé caiu próximo ao município de Envira. As vítimas foram socorridas a tempo e não foram registradas mortes.
Assessoria de Imprensa

Comentários