Informatica

Cetam inicia capacitação a servidores da saúde

O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), iniciou a capacitação das primeiras servidoras da saúde que vão operar os novos mamógrafos adquiridos pelo Estado por determinação do governador Omar Aziz.

Nesta etapa, 84 profissionais de 27 municípios do interior participarão do Curso Técnico em Radiologia, oferecido pelo Cetam. No primeiro semestre deste ano, 11 municípios e o barco do Programa de Atendimento Itinerante (PAI) receberão novos mamógrafos.

Para a diretora-presidente do Cetam, Joésia Pacheco, o curso demonstra a preocupação do Estado para com as mulheres, tendo em vista que o Governo está investindo em novos equipamentos e na formação das servidoras para prestar assistência de melhor qualidade. “O Governo está atuando nos dois segmentos. Não adianta só levar equipamento, é imprescindível investir na capacitação. E não apenas na formação técnica, mas estamos priorizando também a humanização do nosso atendimento”, ressalta Joésia Pacheco.

Apuí, Tabatinga, Santo Antônio do Içá, Fonte Boa, Carauari, Eirunepé, Guajará, Tefé, Manacapuru, Itacoatiara, Maués, Parintins, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Borba, Coari, Lábrea, Boca do Acre, Urucará, Itapiranga, Autazes, Iranduba, Manicoré, Tapauá, Barcelos, São Paulo de Olivença e São Sebastião do Uatumã passarão a ter entre duas a quatro servidoras aptas a operar os aparelhos de mamografia.

Técnicas e auxiliares de enfermagem e técnicas de administração e de laboratório, entre outras profissionais que atuam nas unidades da rede estadual de saúde, conhecerão a história do profissional de radiologia no Brasil; princípios físicos da radiologia, para que o exame seja realizado com as precauções exigidas contra os efeitos danosos da radiação; anatomia, fisiologia e patologia das regiões examinadas.

Desta maneira, o treinamento possibilitará que as profissionais não apenas manipulem os mamógrafos, mas também realizem exames de radiologia convencional, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiologia odontológica, densitometria óssea, radioterapia, entre outras modalidades de diagnóstico por imagem, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Não é só mamografia. Estaremos formando mão de obra completa na área de radiologia”, ressalta Wilson Alecrim, secretário de Saúde do Amazonas.

Com duração de um ano e meio, o curso terá inicialmente aulas à distância, com o auxílio de tutores locais, e presenciais incluindo aulas práticas em Manaus por meio da utilização de laboratórios e, ainda, estágio supervisionado no próprio município.

Texto: Agecom

Comentários