Informatica

Procura-se um Prefeito!

Tapauá, no interior do Amazonas, viveu nos últimos dias uma situação inusitada. O Prefeito eleito nas urnas em 2008 teve seus direitos políticos cassados. Assumiu então o 2º colocado no pleito, que mais a frente também foi cassado. A partir deste episódio, o Presidente da Câmara de Vereadores assumiu o posto, porém, ao acabar seu mandato a frente da casa legislativa, seu substituto acabou assumindo, por tabela, o comando da Prefeitura. Após um novo escândalo no final de 2011, o atual Prefeito é preso, deixando uma dúvida no ar: quem está a frente da administração municipal a partir de então? Escândalos parcialmente resolvidos, Tapauá volta a ter Prefeito.

Manaus vem vivendo seus dias de Tapauá. Não, ninguém foi cassado, ninguém foi preso. Uma grande trapalhada, que mais uma vez mostra a falta de compromisso com a coisa pública, coloca a cidade sob um dilema: quem comanda a Prefeitura hoje?

Amazonino está viajando. Seu paradeiro? Paris? Miami? Tarumã? Ninguém sabe, ninguém viu. Os que falam algo, afirmam que está em São Paulo. Seu vice-prefeito, que renunciou para disputar as últimas eleições, se elegeu Deputado Federal, cargo que já havia renunciado para disputar a Prefeitura na coligação de Amazonino. Vai entender. Na linha sucessória, deveria assumir o Presidente da Câmara de Vereadores. Deveria, se este não estivesse de férias. Seguindo a ordem, seu Vice assumiria o posto se não estivesse, também, fora de Manaus.

Vejo com certa surpressa o Vereador Massami Miki batendo no peito, gritando para todos os rumos que será o Prefeito por 4 dias. Falando, inclusive, de suas primeiras ações à frente do Executivo. Consultei a Lei Orgânica de Manaus, e em seu artigo 75, parágrafo único diz:

“Parágrafo Único – Em caso de impedimento do Prefeito e do Vice-Prefeito, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício do Poder Executivo Municipal o Presidente da Câmara Municipal e o Juiz de Direito mais antigo na 2ª Entrância.”

Ou seja, estamos salvos. Salvos?

A dúvida persiste: quem comanda a Prefeitura? Consultei o Tribunal de Justiça e não consegui esta informação. Essas trapalhadas estão chegando no limite.

Como o Prefeito pode se ausentar sem saber como e quem vai ficar em seu lugar? Não existe qualquer tipo de sincronia sobre o que pode e deve ser feito na sua ausência? E o compromisso com a população? Com seus funcionários? Com seus eleitores? Uma verdadeira jaca pros defensores da base responderem.

Pensando bem, estou com você Massami. Se estamos na cidade do abandono, onde cada um faz o que quer e como quer, siga em frente, pule etapas. Assuma o posto logo, Manaus precisa de um Prefeito de qualquer jeito.

Extraido do blog do vereador Joaquim Lucena

Comentários