Informatica

“Carretas da Mulher”, já realizaram mais de 15,9 mil exames

Dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), serviço foi implantado, em agosto do ano passado.

As duas Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, que estão posicionadas no bairro da Cidade Nova desde o dia 4 deste mês, já realizaram 1.254 exames, sendo 275 mamografias, 666 ultrassonografias e 313 coletas de exames preventivos de câncer do colo do útero.

Agora, já passa de 15,9 mil o número de exames realizados pelas “Carretas da Mulher”, desde que o serviço foi implantado, em agosto do ano passado. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conta com quatro carretas do tipo.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, as duas unidades móveis que estão na Cidade Nova devem permanecer no local até o próximo dia 26.

Do total de 275 mulheres atendidas para fazer mamografia, neste período em que as unidades móveis estão no bairro da zona Norte, 78 – aproximadamente 28% – realizaram o exame pela primeira vez, informa o secretário. 

Com as “Carretas da Mulher”, a Prefeitura está reforçando os investimentos e as ações destinadas a atender as diretrizes do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo de Útero e de Mama, do Ministério da Saúde (MS). “Até o início de 2011, a rede municipal de saúde oferecia exame de mamografia somente por meio de clínicas conveniadas. Agora, já dispõe de serviço próprio em três Policlínicas, além do exame disponibilizado nas carretas”, diz Francisco Deodato.

Na semana que vem, a Semsa deve divulgar os próximos bairros a receber a visita das quatro “Carretas da Mulher” implantadas pela Prefeitura, bem como a lista das unidades de saúde que estarão fazendo o encaminhamento das pacientes para a realização dos exames. O serviço já passou pela Colônia Terra Nova, Cidade de Deus e Jorge Teixeira. Em dezembro último, as carretas ficaram posicionadas na Praça da Matriz (ao lado da igreja Nossa Senhora da Conceição), no Centro da cidade. 


Três Comunicação

Comentários