Informatica

Ponte Rio Negro contará com assistência pré-hospitalar

Unidades funcionarão nos moldes do Samu e poderão atuar no primeiro atendimento aos pacientes e na remoção para as unidades de saúde de referência.

Para atender ao aumento do fluxo de pessoas entre Manaus e os municípios vizinhos, com a inauguração da Ponte sobre o Rio Negro, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) vai criar duas Bases de Saúde para atendimento pré-hospitalar.

As bases complementam os serviços que passam a ser executados pelo Centro de Controle de Operações do Governo do Amazonas, do qual participam vários órgãos estaduais que passam a ser responsáveis pelo monitoramento e operacionalização de toda a movimentação na Ponte.

As duas unidades da Susam entram em funcionamento no dia 24 de outubro, data marcada para a inauguração da ponte. Uma delas será montada no Cacau-Pirêra e a outra em Manacapuru. Cada base contará com duas ambulâncias e uma equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem, capacitados para os primeiros-socorros e remoções de acidentados.

A base do Cacau-Pirêra fará os atendimentos no trecho que vai do final da ponte – quilômetro 0 da Rodovia Manuel Urbano - até o quilômetro 38, cobrindo também os outros 27 quilômetros da estrada que leva até o a sede do município de Iranduba.

A base de Manacapuru atenderá ocorrências a partir do quilômetro 38 Rodovia Manuel Urbano até a sedes municipais de Manacapuru e Novo Airão. Ao longo da ponte o atendimento ficará sob a responsabilidade do Samu Manaus.

As duas bases funcionarão 24 horas e terão linha de comunicação direta com os hospitais regionais de Iranduba e Manacapuru e com os pronto-socorros de Manaus.

Os hospitais de Iranduba e Manacapuru, que até o momento são responsáveis pelo atendimento pré-hospitalar nas suas áreas de abrangência, agora ficarão apenas com a responsabilidade das remoções intra-hospitalares, ou seja, no transporte de pacientes entre os hospitais, quando houver necessidade.

Assessoria de Comunicação.

Comentários