Informatica

“Torre de Babel” está mais leve


“Este é o maior desafio de engenharia que eu já vi nos meus 45 anos de construção civil”, avaliou Sena, destacando falhas que impressionam pelo risco, como a laje de apenas seis centímetros de expessura servir de sustentação do prédio.

Mais de cem toneladas é a quantidade estimada de entulho que já foi recolhido do imóvel conhecido como “Torre de Babel”, no bairro São Jorge, Zona Oeste, segundo a avaliação do gerente técnico da empresa contratada para fazer a demolição da estrutura, Edilson Sena.

Além do número expressivo, os resultados da primeira semana de demolição são visíveis por conta da retirada dos dois pavimentos superiores – construídos em madeira – e ainda pela transformação do local em ambiente de obras, com a disposição de tela de proteção na lateral e nos fundos do prédio, a instalação de bandejas retentoras de escombros, a interdição da área e a presença dos trabalhadores diariamente.

A demolição cumpre um cronograma de execução e metodologia específica, da mesma forma que é exigida numa construção, emitido pela empresa contratada. Lá está previsto o passo a passo da obra que apresenta muitos desafios. “Este é o maior desafio de engenharia que eu já vi nos meus 45 anos de construção civil”, avaliou Sena, destacando falhas que impressionam pelo risco, como a laje de apenas seis centímetros de expessura servir de sustentação do prédio.

“Trata-se de um trabalho manual, pois é uma demolição altamente cautelosa e a próxima fase é a retirada dos pilares, que serão amarrados por cabos, cortados, puxados para dentro e jogados nos buracos feitos nas lajes, revestidos por calhas para levar o entulho até o nível do solo”, explicou o gerente.

O Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) destacou um fiscal técnico e ainda a Divisão de Controle para acompanhar o desenvolvimento da obra. “Pela indicação do cronograma a demolição da ‘Torre’ é trabalhosa, mas deve ser concluída dentro do prazo estabelecido de 60 dias”, afirmou Mafran Evangelhista, chefe da Divisão de Controle.

Assessoria de Imprensa do Implurb

Comentários