Informatica

Identificado extração ilegal de madeira em área de crimes no Pará



Área desmatada encontrada por agentes do Ibama na região de Nova Ipixuna (PA) durante operação neste fim de semana


(Foto: Nelson Feitosa/Ibama)
 
Operação deflagrada neste fim de semana por agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Nova Ipixuna, no Pará, identificou 14 pontos ilegais de desmatamento na floresta Amazônica, 13 locais de extração clandestina de lenha e madeira, além de 120 fornos utilizados na produção indevida de carvão vegetal.

A fiscalização é um desdobramento da Operação Disparada (que combate o desmatamento na Amazônia) e ocorre em resposta aos crimes ambientais praticados na região, denunciados pelo casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, morto em uma ‘tocaia’ na última terça-feira (24) em uma estrada rural do município.

De acordo com balanço divulgado pela instituição neste domingo (29), os desmatamentos encontrados estavam dentro de APPs (Áreas de Proteção Permanente) e foram realizados para favorecer a agricultura local. Árvores como a Castanheira foram as mais derrubadas.

Participaram da ação 20 agentes do Ibama que atuavam na operação Disparada (que combate o desmatamento ilegal em outras frentes), além da Polícia Rodoviária Federal.


Forno é destruído por agentes do Ibama (Foto: Nelson Feitosa/Ibama)


Leia também

Corpo do agricultor Eremilton Pereira dos Santos

José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, morto em uma ‘tocaia’ na última terça-feira (24) em uma estrada rural do município.

Comentários