Informatica

Ministro garante recursos para criação de estatal de ônibus


Carta branca do Governo Federal para criação de uma empresa municipal de transportes

O prefeito Amazonino Mendes obteve carta branca do Governo Federal para criação de uma empresa municipal de transportes em Manaus. O anúncio foi feito após reunião em Brasília, no final da tarde de quarta-feira (11), com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, que garantiu ao prefeito que o programa Pró-Transporte, da Caixa Econômica Federal, tem recursos no valor de R$ 200 milhões disponíveis para investir na melhoria do transporte em todo o país. Os recursos do Pró-Transporte são oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com o prefeito, esses recursos poderão ser usados para a prefeitura adquirir novos ônibus que serão colocados em circulação, ampliando a frota do sistema de transporte coletivo da capital.

Amazonino disse ainda que, em breve, será feita uma licitação pra atrair novos empresários do setor de transportes coletivos. “Nosso planejamento é adquirir ônibus articulados e bi-articulados visando o BRT que vai atender a copa de 2014”, disse Amazonino, referindo ao projeto do Bus Rapid Transit, que será implantado na cidade, ligando a Zona Leste ao centro, de forma mais rápida.

O ministro Márcio Fortes explicou ao prefeito que existem recursos no programa Pró-Transporte destinados a esse tipo de investimento. “Constatamos que existe fontes no Pró-transporte e ainda uma resolução que permite que empresas privadas ou públicas, possam obter financiamento para aquisição de material rodante”, esclareceu.

Pró-transporte

O Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – Pró-Transporte – é implementado de forma a propiciar o aumento da mobilidade urbana, da acessibilidade, dos transportes coletivos urbanos e da eficiência dos prestadores de serviços.

É voltado ao financiamento do setor público e privado, à implantação de sistemas de infraestrutura do transporte coletivo urbano e à mobilidade urbana, contribuindo na promoção do desenvolvimento físico-territorial, econômico e social, como também para a melhoria da qualidade de vida e para a preservação do meio ambiente.

Secretaria Municipal de Comunicação – Semcom



Comentários