O jornal Britânico Guardian, chama atenção para a construção da ponte Manaus Iranduba que vai abrir a maior floresta tropical do mundo ao desenvolvimento, o jornal fala também sobre a corrupção local, e enfoca, cientistas, legisladores ambientalistas e ativistas.
A ponte ligando Manaus (capital do Amazonas) a Iranduba (sudoeste da capital) “simboliza o crescente desenvolvimento no coração da maior floresta tropical do mundo” e servirá para trazer “as muito necessárias oportunidades econômicas” para a região, diz reportagem desta quinta-feira publicada no jornal britânico The Guardian.
Além da ponte, a reportagem destaca o gasoduto Urucu-Coari-Manaus, inaugurado no ano passado, de 661 quilômetros de extensão na linha-tronco, que liga Urucu a Manaus, e sete ramais para atendimento às cidades de Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba; e outros investimentos em pavimentação de estradas e em transmissão de energia elétrica - incluindo aí a hidrelétrica de Belo Monte.
“Enquanto os 25 milhões de pessoas na Amazônia e os políticos locais saúdam a abertura para novos horizontes, a questão que incomoda cientistas, legisladores ambientalistas e ativistas é se todas essas riquezas podem ser exploradas e ao mesmo tempo deixar as árvores ancestrais em pé. O corte contínuo delas acarretaria mudança climática e privaria o mundo de seu estoque mais diverso de vida animal e vegetal.”
Outro texto do jornal, um artigo intitulado “O Brasil pode se tornar a primeira superpotência ambiental?”, destaca que o Brasil “é vasto - cerca de quatro vezes maior que a Europa Ocidental - e a corrupção local é abundante”.
- O Brasil está em uma encruzilhada em sua jornada rumo à prosperidade. Um caminho é árduo, com poucas referências e nunca foi trilhado por país nenhum: a rota para o crescimento sem vandalismo ambiental e atmosférico. O outro é bem pavimentado e iluminado, com um mapa simples de seguir. Chama-se negócios de sempre, embora possa muito bem sofrer uma acentuada queda. O sucesso está longe de ser garantido, mas o Brasil parece pronto para trilhar o caminho árduo e provar que uma “potência ambiental” não é um paradoxo.
Lois1/ R7
A ponte ligando Manaus (capital do Amazonas) a Iranduba (sudoeste da capital) “simboliza o crescente desenvolvimento no coração da maior floresta tropical do mundo” e servirá para trazer “as muito necessárias oportunidades econômicas” para a região, diz reportagem desta quinta-feira publicada no jornal britânico The Guardian.
Além da ponte, a reportagem destaca o gasoduto Urucu-Coari-Manaus, inaugurado no ano passado, de 661 quilômetros de extensão na linha-tronco, que liga Urucu a Manaus, e sete ramais para atendimento às cidades de Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba; e outros investimentos em pavimentação de estradas e em transmissão de energia elétrica - incluindo aí a hidrelétrica de Belo Monte.
“Enquanto os 25 milhões de pessoas na Amazônia e os políticos locais saúdam a abertura para novos horizontes, a questão que incomoda cientistas, legisladores ambientalistas e ativistas é se todas essas riquezas podem ser exploradas e ao mesmo tempo deixar as árvores ancestrais em pé. O corte contínuo delas acarretaria mudança climática e privaria o mundo de seu estoque mais diverso de vida animal e vegetal.”
Outro texto do jornal, um artigo intitulado “O Brasil pode se tornar a primeira superpotência ambiental?”, destaca que o Brasil “é vasto - cerca de quatro vezes maior que a Europa Ocidental - e a corrupção local é abundante”.
- O Brasil está em uma encruzilhada em sua jornada rumo à prosperidade. Um caminho é árduo, com poucas referências e nunca foi trilhado por país nenhum: a rota para o crescimento sem vandalismo ambiental e atmosférico. O outro é bem pavimentado e iluminado, com um mapa simples de seguir. Chama-se negócios de sempre, embora possa muito bem sofrer uma acentuada queda. O sucesso está longe de ser garantido, mas o Brasil parece pronto para trilhar o caminho árduo e provar que uma “potência ambiental” não é um paradoxo.
Lois1/ R7
Credo será se no amazonas tem mesmo corrupto.
ResponderExcluirGostei da corrupção, alguém sabe me dizer quanto ja foi gasto nessa ponte.
ResponderExcluirserá se tem ladrão no amazonas kakaka.
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