Informatica

Belém sede da copa 2014

Belém entra na briga no lugar de São Paulo e Curitiba

Lembro-me de Curitiba com um projeto moderno e na frente de todas as cidades candidatas dos jogos da Copa Mundial da FIFA, Brasil’2014 com o estádio Arena da Baixada. Quem poderia imaginar São Paulo, considerada uma grande metrópole ficar sem o direito de fazer a abertura do maior evento esportivo do mundo ou até mesmo ficar de fora da competição.

Do sonho de receber as partidas da 20ª edição da Copa do Mundo, vem o pesadelo de não cumprir todos os requisitos do caderno de encargos da FIFA, o que elimina qualquer pretensão da sede em receber os jogos do mundial.

A cidade de São Paulo, que lutava para sediar a abertura da competição corre o risco de ver de longe a Copa do Mundo. Os organizadores paulistanos estavam confiantes no estádio do Morumbi, mas viram tudo cair na desgraça da reprovação várias vezes do projeto do estádio.

Especula-se muita coisa sem algo de concreto com a área de Pirituba, os estádios de Corinthians e Palmeiras, cujo assim precisaria de uma avaliação do projetos e sem contar com o tempo no limite para adequar as determinações da FIFA.

Já Curitiba, com a Arena da Baixada, de propriedade do Atlético-PR, falta dinheiro e os dirigentes não querem se endividar com um valor financeiro muito grande, para depois não ter condições de pagar.

Em fevereiro do ano passado, na então Rádio Globo Manaus, disse ano ar, que a cidade de Manaus estava confirmada como uma das sedes e Belém seria a outra capital da Região Norte. Disse ainda, que Florianópolis e Goiânia, ficariam de fora da Copa e a Nordeste, somente teria três capitais e não quatro atualmente (Salvador, Recife, Natal e Fortaleza).

Mas o adiamento do anuncio oficial pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, para final de maio do ano passado, seria por conta da escolha de uma ou duas capitais do Norte. Isso tudo, muito antes do anúncio e de qualquer especulação em relação às cidades.

Realmente, Belém comporia ao lado de Manaus como uma das 12 sedes da Copa do Mundo 2014. Hoje, a capital paraense, tem a possibilidade de mostrar suas plenas condições de sediar as partidas.

O procedimento dos profissionais que estão se movimentando para colocar Belém entre as 12 sedes é válida e tem seus méritos. Não pelo fato de ter um povo que lota o estádio do Mangueirão, esse é um detalhe pequeno para FIFA, mas sim pelo projeto do estádio e as obras já feitas antes pelo governo para atender as exigências da Federação Internacional.

Nesses 28 anos, recebendo informes oficiais da FIFA, sei que a entidade quando credencia uma sede do país organizador da Copa do Mundo, a entidade dá a chance, mas se isso não é realizado, a mesma Federação Internacional é implacável ao eliminar SUMARIAMENTE a sede no não atendimento das normas e exigências da Federação Internacional.

Se confirmado as eliminações de São Paulo e Curitiba, a cidade de Belém entra com chances reais e concretas como uma das capitais mundialistas de 2014. Os paraenses estão no aguardo de uma definição, mas ao mesmo tempo têm que se mobilizar para convencer o Comitê Organizador Local (COL), Brasil’2014 e a FIFA em relação as condições favoráveis de realizar os jogos.

Uma briga nos bastidores será travada com todas as armas para garantir São Paulo e Curitiba na Copa do Mundo 2014. Mas Belém vai entrar nesse páreo e tem boas chances de levar esse páreo ao Pará. Tal feito, seria uma conquista histórica para a Região Norte.

Leia Mais AQUI


Comentários