Informatica

Temporal com ventos de até 124 km/h deixa feridos e destrói casas em Canela e Gramado, no Rio Grande do Sul

O Globo, CBN
SÃO PAULO - Um temporal acompanhado de fortes ventos, na noite desta quarta-feira, deixou pelo menos 13 pessoas feridas em Canela e Gramado, no Rio Grande do Sul. Em Canela, segundo a Defesa Civil, os ventos chegaram a 124 quilômetros por hora, destelhando e destruindo casas. Onze pessoas foram atendidas no Hospital de Caridade da cidade. Cerca de 3 mil moradores ficaram sem energia elétrica. Em Gramado, há informações de que casas também foram destelhadas e duas pessoas foram atendidas com ferimentos.

A chuva acompanhada de vendaval aconteceu por volta de 21h desta quarta-feira. Segundo a Prefeitura de Canela, o vento forte não durou mais do que um minuto. O prefeito da cidade, Constantino Orsolin, disse que os bairros mais atingidos foram Vila do Cedro, Vila Maggi, Santa Marta, São José e Santa Terezinha. De acordo com Orsolin, pelo menos 250 imóveis sofreram danos. Uma fábrica de móveis foi totalmente destruída pela força do vento. Orsolin diz que o cenário é desolador.

- O cenário é de destruição. São mais de 200 árvores derrubadas, centenas de imóveis destruídos, uma fábrica inteira de móveis derrubada, ruas detonadas, esgotos entupidos, postes de luz arrancados - conta o prefeito.

Entre os imóveis com danos, segundo o prefeito, estão pousadas que tiveram telhas arrancadas. Nesta época do ano, Canela recebe milhares de turistas que vão em busca temperaturas próximas de zero. De acordo com o prefeito, não há informações de turistas feridos.

O município pediu auxílio aos municípios de Igrejinha, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis para auxiliar na doação de colchões, lonas e kits de primeiros socorros. Bombeiros e Prefeitura trabalham em conjunto para ajudar as famílias que tiveram suas casas destruídas. Lonas são distribuídas para cobrir os imóveis destelhados.

Não há registro de mortes. Os feridos foram encaminhados ao Hospital de Caridade de Canela.


Comentários