Informatica

O presidente da Fifa Joseph Blatter pediu desculpas à Inglaterra e ao México pelos erros de arbitragem

Fifa irá reabrir debate sobre o uso da tecnologia


“Naturalmente lamentamos quando vemos a evidência de erros de arbitragem. Estou angustiado pelos erros evidentes dos árbitros. Manifestei o meu pedido de desculpas”, lamentou Blatter sobre as eliminações de Inglaterra e México. O mandatário da Fifa informou ainda que irá “reabrir o processo” sobre a tecnologia de vídeo em uma reunião de seu painel de elaboração de regras no País de Gales, que ocorre nos próximos dias 21 e 22 de julho.

Ele disse ainda que seria “um absurdo” não considerar as mudanças. “É óbvio que após as experiências até agora na Copa do Mundo seria um absurdo não reabrir o arquivo sobre a tecnologia na linha de gol”, falou Blatter.

Na partida entre Inglaterra e Alemanha, o trio de arbitragem não assinalou um gol claro dos ingleses em que a bola ultrapassou a linha. Já no duelo entre México e Argentina, os sul-americanos tiveram um gol em posição de impedimento validado.

O presidente, porém, segue mostrando ceticismo em relação ao uso do vídeo. "Há vezes em que a câmera não pode ver o que ocorreu na linha do gol, e no caso do gol (de Tevez) contra o México, para analisar essa jogada não era preciso tecnologia", ressaltou. Blatter é contra a interrupção do jogo para analisar uma jogada, "porque assim poderemos impedir uma nova jogada de gol, já que o futebol é um jogo que não para".

A Fifa irá também atualizar seu programa de treinamento para a arbitragem. Blatter disse que o órgão máximo do futebol estabeleceu o prazo de outubro ou novembro para criar um novo conceito para melhorar o controle das partidas pelos juízes e assistentes “em competições de alto nível”. Ele falou que o dossiê está “em cima da mesa presidencial”. (Uol)





Comentários